quarta-feira, 31 de março de 2021

Estátua de Netuno, Praia Grande, São Paulo, Brasil


 

Estátua de Netuno, Praia Grande, São Paulo, Brasil
Praia Grande - SP
Fotografia




O monumento de Netuno, o deus romano dos mares, é um dos mais famosos da cidade e está associado a grandeza do mar de Praia Grande. A estátua é feita em bronze e tem sua construção datada de 1956, junto com a construção de 22 prédios com 1350 apartamentos pela empresa “Organização Construtora e Incorporadora Andraus” (OCIAN) que deram origem ao bairro Cidade Ocian.
O Netuno do bairro Ocian impressiona pelo tamanho e precisão de detalhes, sendo muito admirado pelo público local, turistas e visitantes da cidade.
Originariamente é o deus das fontes e das correntes de água, dos terremotos e criador dos cavalos.
Deus inseparável dos cavalos, senhor das ninfas e sereias, rios e fontes, tem ao seu lado sereias, nereidas e Tritão. Netuno não veste roupas chiques, já que sua aparência já é suficiente para demonstrar o seu poder. O deus romano tem o mar como sua morada, pode provocar as mais terríveis tempestades e tormentas, até as ondas mais pacíficas e tranquilas, e por isso é provocado com pouca frequência, apenas por motivos importantes.
Netuno teve muitos amores, a maioria passageiros. Sua principal esposa foi Salácia (contraparte romana de Anfitrite) uma nereida que lhe deu como filho o Tritão, monstros marinhos com rostos humanos barbados e com caudas como a dos golfinhos. Outras esposas foram Halia, Amimona, Teosa (que com ele teve Polifemo), Ceres, Medusa (com quem teve Pégaso e Crisaor) e Clito (que teve como filho mais velho Atlas).
De acordo com o renomado Historiador de Praia Grande, Cláudio Sterque: "A obra de bronze da estátua de Netuno foi confeccionada pelo Professor Alberto Bernine. Talvez sendo um dos mais antigos da história de nossa cidade, junto com o castelinho da Fortaleza Itaipu, no Canto do Forte."
O monumento está localizado no calçadão da orla, na altura da Av. Dom Pedro II, próximo da tradicional feira de artesanato do bairro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário