Batistério de San Giovanni, Florença, Itália
Florença - Itália
Fotografia
O Batistério de Florença (ou Batistério de S. João em italiano Battistero di San Giovanni) faz parte do Complexo do Duomo de Florença que inclui a Catedral de Santa Maria del Fiore – composta pela cúpula de Brunelleschi e pela escavação de Santa Reparata – o Batistério em si, o Sino da Torre de Giotto e o Museo dell’Opera del Duomo.
O Batistério de Florença foi consagrado em 1059 tendo-lhe sido atribuído o nome de S. João Baptista (San Giovanni Battista), o Santo patrono de Florença.
A construção do edifício começou por volta do século quarto sobre as ruínas de uma habitação romana. A estrutura foi reconstruída por diversas vezes e foi finalmente consagrada no dia 6 de Novembro de 1059 pelo Papa Nicolau II, nascido Gérard de Bourgogne.
A igreja converteu-se oficialmente no Batistério de Florença em 1128 e nas décadas que se seguiram procedeu-se à construção da cobertura de mármore, do pavimento de mármore incrustado e da cúpula completada em meados do século treze.
Mais tarde incluíram-se os mosaicos da abside e os elaborados mosaicos da cúpula com a colaboração de Coppo di Marcovaldo e Cimabue.
Nos anos trinta do século catorze iniciou-se a construção da primeira das portas de bronze de Andrea Pisano, encomendada pela poderosa Arte di Calimala (ou Corporação dos Mercadores, especializada na importação de tecidos delicados), e cuja função era proteger o Batistério.
A segunda porta foi construída por Lorenzo Ghiberti nas primeiras décadas do século quinze porque foi o vencedor de um concurso no qual participaram outros artistas famosos incluindo Filippo Brunelleschi.
A terceira porta, denominada Porta do Paraíso (Porta del Paradiso) é completamente dourada e foi feita por Ghiberti entre 1425 e 1452. A Porta original está atualmente preservada no Museo dell’Opera del Duomo.
Para a construção das duas portas do Batistério, Lorenzo Ghiberti criou uma oficina apenas para esse efeito e teve como aprendizes Donatello e Michelozzo.
A iconografia das três portas de bronze representa, como uma gigantesca Bíblia ilustrada, as Histórias do Antigo Testamento (Porta Leste), as histórias de S. João Baptista (Porta Sul) e as Histórias de Cristo ou do Novo Testamento (Porta Norte).
As portas do Batistério, especialmente a Porta do Paraíso, apresentam um trabalho de escultura moderno e vigoroso com soluções de perspectiva impressionantes e são um símbolo da renascença florentina.
Em ambos os lados da Porta do Paraíso encontram-se duas colunas de pórfiro, oferecidas pela cidade de Pisa a Florença pela ajuda militar na defesa contra os ataques de Lucca em 1117.
O Batistério foi construído em estilo romanesco florentino e possui um plano octogonal estando coberto por uma cúpula com oito círculos concêntricos.
O revestimento exterior apresenta mármore branco de Carrara e mármore verde de Prato, criando três faixas horizontais decoradas com painéis geométricos e arcos de volta perfeitos.
O chão está decorado com belíssimo mármore incrustado inspirado por um fantástico Leste com animais imaginários e design típico de tecidos importados.
O altar apresenta um estilo neo-romanesco e foi criado no início do século vinte pelo arquiteto Giuseppe Castelucci que conseguiu recuperar alguns fragmentos originais.
A Fonte Batismal data de 1371 está decorada com seis baixos-relevos em mármore representando as gotas do batismo e a autoria é de um discípulo de Andrea Pisano. Está acompanhada por um candelabro e um par de fontes góticas cuja autoria se atribui a um seguidor de Arnolfo di Cambio.
Em frente ao altar há uma grelha que mostra as caves onde se encontram as ruínas do antigo edifício romano com pavimento em mosaicos geométricos. As ruínas foram descobertas graças a uma série de escavações realizadas no início do século vinte.
Dentro do Batistério poderá encontrar dois sarcófagos romanos e alguns monumentos funerários incluindo um dedicado ao Antipapa João XXIII nascido Baldassarre Cossa, concebido por Donatello e Michelozzo nos anos vinte do século quinze.
Outras obras de arte realizadas originalmente para o Batistério tais como a Madalena Penitente (Maddalena Penitente) feita de madeira por Donatello, o altar de prata e o Parato di San Giovanni (painéis bordados com seda policromada e fio de ouro concebidos por Antonio del Pollaiuoloo) encontram-se atualmente no Museo dell’Opera del Duomo.
A cúpula e a abside do Batistério de S. João estão decorados com deslumbrantes mosaicos dourados.
A abside está decorada com imagens de Cristo, da Virgem Maria, dos Apóstolos, Profetas e Anjos acompanhados por imagens de folhas de plantas.
Os mosaicos da cúpula, dispostos em círculos concêntricos, representam as hierarquias angelicais, as histórias do Génesis, a história de José, as histórias da Virgem Maria e de Cristo e, finalmente, as histórias de S. João Batista e o famoso Julgamento Final de Coppo di Marcovaldo.
O mosaico do Julgamento Final (Giudizio Universale) é dominado por um Cristo em majestade. À direita de Cristo encontram-se as recompensas dos bem-aventurados que abandonam os seus túmulos alegremente, e à esquerda de Cristo estão representados os castigos dos condenados. As cenas do Inferno são muito pitorescas e apresentam um Satanás grande acompanhado de muitos demónios atormentados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário