terça-feira, 1 de junho de 2021

Isto é São Paulo! - Vários


 

Isto é São Paulo! - Vários
Melhoramentos - 1952
Livro

Nota do blog: Eu sou daqueles que adoram livros no formato tradicional. Não gosto de ler livros digitais, só o faço quando não tenho opção. Para mim, o livro físico é insubstituível. Assim, um dos meus poucos luxos é adquirir livros, e às vezes compro livros antigos, especialmente quando os encontro em boas condições. O livro objeto do post mostra uma São Paulo que não existe mais, uma seleção de imagens da imensa metrópole que a cidade vinha se tornando no início dos anos 50 (naquela época tinha 2 milhões de habitantes, nem sonhavam com o que se tornaria nos dias atuais). As imagens mostram uma cidade progressista, organizada, limpa, bem diferente do que vemos atualmente. É um livro que, desde já, se torna uma das joias de minha coleção. Foi publicado pela Melhoramentos em 1951, tendo tiragem de 5.000 exemplares. Em 1952 teve uma segunda tiragem de mais 10.000 exemplares (o meu livro é desta segunda tiragem, estando em excelente condição de conservação). 
Não era um livro destinado apenas a brasileiros, buscava divulgar a cidade para estrangeiros, tendo prefácio em inglês, alemão, francês e italiano. 
Agora vem a parte curiosa da história: o meu livro foi produzido pela Melhoramentos em São Paulo e, de alguma forma, acabou sendo levado para Berlim, na Alemanha, especificamente para a sede da Cruz Vermelha de lá, que ainda existe no mesmo local descrito no carimbo constante no livro (foto abaixo). Uma vez lá, alguém pegou esse livro e o trouxe de volta para o Brasil em data incerta. Uma vez aqui, deve ter sido guardado pela pessoa que o trouxe da Alemanha e, por falecimento ou outra razão, acabou comercializado para um sebo da cidade de Niterói, estado do Rio de Janeiro, que foi onde o comprei. Meu livro é "viajado", verdadeiro "cidadão do mundo"...rs. Imaginem que outras histórias podem ter ocorrido com ele, talvez tenha sido o responsável por trazer ou estimular uma família alemã a vir para cá, etc. Quem sabe o que mais pode ter acontecido? Livros digitais nunca terão histórias como essas...



Nenhum comentário:

Postar um comentário