terça-feira, 3 de agosto de 2021

Palacete Rega, Brás, São Paulo, Brasil












Palacete Rega, Brás, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia


O Palacete Carlos Rega, é uma das mais belas construções da cidade de São Paulo, pouco conhecido da população paulistana. Localizado na esquina da Rua Caetano Pinto com a Avenida Rangel Pestana, este imóvel de dois andares é uma das mais antigas edificações desta região.
O Palacete leva o nome do farmacêutico italiano naturalizado brasileiro, Carlos Rega.
Ele nasceu em Sorrento, província de Nápoles, em 27 de março de 1887. Veio ao Brasil, juntamente com seus familiares, aos cinco anos de idade.
Passou toda a sua infância no bairro do Brás e, ainda jovem, dedicou-se a profissão de farmacêutico, trabalhando na Farmácia e Drogaria do Norte e na Farmácia Leão.
Na década de 20 começou a construiu o prédio, que foi inaugurado em 1926.
Rega residia no andar superior e fundou, no térreo, a Farmácia Rega. Homem conhecido na região por sua generosidade, na época que a epidemia da gripe espanhola assolou a capital paulista, atendia a todos os doentes que o procuravam. Durante a Revolução de 1924, segundo relatos, prestou serviços relevantes a população, ajudando pessoas feridas. Faleceu em 02 de maio de 1955.
A farmácia foi vendida no início da década de 60 e, com outra administração, ainda sobreviveu alguns anos até encerrar as atividades, dando lugar a uma lanchonete que está lá até hoje. Os andares superiores foram transformados em cortiço, abrigando inclusive invasores de movimentos ditos "sociais".
O palacete, infelizmente, está em situação bastante precária, mas ainda impressiona pela grandiosidade da construção, pela riqueza de detalhes e também pela bela escultura no frontão, que está parcialmente destruída. O local possui história e seu fundador merece ser lembrado, assim ficamos na torcida por uma revitalização da construção. Texto de Douglas Nascimento.
Nota do blog: As fotos 5, 6 e 7 mostram o Palacete Rega em 1982.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário