domingo, 23 de janeiro de 2022

Obras do Departamento de Águas e Esgotos na Rua Tabatinguera, 26/11/1958, São Paulo, Brasil

 


Obras do Departamento de Águas e Esgotos na Rua Tabatinguera, 26/11/1958, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia


Final da rua Tabatinguera, esquina com a rua Frederico Alvarenga (antiga rua do Hospício) com obras do Departamento de Águas e Esgotos (DAE). Ao fundo, o quartel da Força Pública (desde 1930). Em 1964, o exército brasileiro instalou no local a sede da 7ª Companhia de Guardas e posteriormente, o 2º Batalhão de Guardas onde permaneceu até 1992. A partir de 1995, a histórica construção pertenceu ao 3º Batalhão da Polícia de Choque do Estado de São Paulo. Página importante do passado paulistano, foi nos primórdios, a sede da Chácara do Fonseca, depois abrigou um Convento, o Seminário dos Educandos (1860) e das Educandas (1861) e por fim, o Hospital dos Alienados (1862 a 1903).
Ainda em 1903, foi utilizado como almoxarifado da Secretaria de Justiça e Quartel da Guarda Cívica. Há algumas décadas, virando-se à direita da então ladeira da Tabatinguera, existia uma ponte (ver na publicação seguinte), que permitia o acesso ao quartel. Antes de ser retificado, o rio Tamanduateí contornava o imóvel, corria paralelo à Tabatinguera e seguia ao lado da Rua do Conde d'Eu (atual Glicério) indo até a Rua dos Inglezes (atual São Paulo) onde em outra de suas curvas, seguia nas imediações da Rua Lavapés.
Tombado pelo CONDEPHAAT desde 1981, se encontra atualmente em lamentável estado de abandono, vandalizado e pichado. Quem duvida que no futuro, algum poderoso grupo empresarial do ramo imobiliário vai erguer espigões residenciais ou comerciais, prometendo em troca, realizar melhoramentos urbanos na outrora arborizada, aprazível e problemática região onde todos sabem que, depois da tempestade, vem a...enchente? Mudaram o curso do Tamanduateí e parece que o rio cobra suas 7 voltas e seu leito original. A imagem de autoria ignorada, foi registrada no dia 26/11/1958.

Nenhum comentário:

Postar um comentário