terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Obras no Viaduto do Chá, 1902, São Paulo, Brasil

 


Obras no Viaduto do Chá, 1902, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia


Imagem das obras para reforço do viaduto do Chá, inaugurado em 6/11/1892. Instintivamente, procuramos o Theatro Municipal que seria construído no terreno (que aparece na cena), desapropriado pelo estado e cedido à prefeitura, através da Lei 627 de 7/2/1902. A cessão foi viabilizada graças à iniciativa do legislativo municipal, que propôs lei para promover uma permuta do mesmo.
A construção foi autorizada pela Câmara Municipal de São Paulo através da Lei 643, de 25/4/1903. Dizia o texto: “Fica o prefeito autorizado a construir no terreno cedido pelo governo do Estado, o Theatro Municipal e aprovadas as plantas e orçamento apresentado pelos engenheiros Francisco de Paula Ramos de Azevedo, Domiziano Rossi e Claudio Rossi”.
A construção do Theatro consumiu oito anos, utilizando 4,5 milhões de tijolos e 750 toneladas de ferro, sendo inaugurado na festiva noite de 12/9/1911. Enquanto duraram os trabalhos, Ramos de Azevedo despachou diariamente em um gabinete montado no canteiro de obras, para acompanhar tudo de perto.
À direita da cena, além das casas de aluguel do Barão de Itapetininga, as plantações de chá ao lado do ribeirão Anhangabaú.
Nota do blog: Ao fundo, no lugar onde foi construído o Theatro Municipal, existia uma serraria. Foi a primeira serraria a vapor da cidade, fundada entre 1870-1872. Seu proprietário, um alemão, chamava Gustavo Sydow.

Nenhum comentário:

Postar um comentário