segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Morro da Providência e a Criação do "Dia da Favela", Rio de Janeiro, Brasil

 


Morro da Providência e a Criação do "Dia da Favela", Rio de Janeiro, Brasil
Rio de Janeiro - RJ
Fotografia


O Dia da Favela foi reconhecido, inicialmente, por meio de um decreto do estado de Minas Gerais em 2013, a partir do trabalho de valorização dessas comunidades engendrado pela Central Única das Favelas (CUFA), desde 2005. O dia 4 de novembro foi escolhido porque é a data em que, em 1897, o termo “favela” foi publicado, pela primeira vez de que se tem notícia, como referência ao Morro da Providência, no Rio de Janeiro.
O Morro da Providência começou a ser ocupado no fim do século XIX. A área localizada numa região já desvalorizada, e vizinha a um cemitério, ao porto e à linha férrea, já contava com diversos cortiços, que aumentavam em função das leis que libertaram os filhos de escravos e, posteriormente, os próprios escravos. Além desses, muitos dos soldados egressos da Guerra de Canudos (1896-1897) não receberam o pagamento esperado pela vitória e começaram construir moradias no local, dando origem ao “Morro da Favela” - primeiro nome da comunidade, atribuído a um morro da região de Canudos (BA) onde crescia uma planta chamada faveleira. A anuência do poder público para essas construções no centro da capital do país advinha, primordialmente, da necessidade de trabalhadores para as usinas, o porto e a extração de pedras.
Nota do blog: Não consigo enxergar vergonha maior do que um país comemorar o "Dia da Favela". Mas no Brasil é assim, todo dia uma vergonha diferente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário