sábado, 19 de novembro de 2022

Local de Fundação do Botafogo Futebol Clube, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil

 






Local de Fundação do Botafogo Futebol Clube, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia


Texto 1:
No começo do século XX, a cidade de Ribeirão Preto tinha disputas bastante acirradas entre clubes de futebol. Cada bairro era representado por ao menos um clube. Na Vila Tibério, eram três: União Paulistano, Tiberense e Ideal Futebol Clube. Por conta disso, o bairro nunca conseguia alcançar bons resultados nos campeonatos disputados na cidade. Em 1918, representantes do Ideal, através de reuniões realizadas num local onde hoje encontra-se o "Bar Piranha", propuseram uma fusão dos clubes do bairro. Além dos integrantes das diretorias dos três clubes, participaram também funcionários da antiga Estrada de Ferro Mogiana e da Companhia Antarctica Paulista.
Houve um consenso com relação à formação de uma nova agremiação que iria representar o bairro, mas na hora da escolha do nome não se chegava a uma conclusão. Diz a lenda, que após acaloradas discussões, um dos membros teria dito: "Ou vocês definem logo o nome ou então bota fogo em tudo e acabem com essa história..." Segundo histórias, teria sido essa frase que acendeu a ideia de todos e o nome do clube teve uma definição inesperada. A ameaça incendiária do dirigente acabou ajudando na escolha do nome. A proposta foi aceita e, em 1918, surgiu o Botafogo Futebol Clube. Alguns fatos contribuíram diretamente para a escolha do nome. A atual rua Saldanha Marinho, chamava se "Botafogo" por ser um lugar onde eram queimados os lixos da cidade e ficava próximo à Companhia Antárctica Paulista. Outro fato é que a expressão "bota fogo" foi muito usada pelos funcionários da Estrada de Ferro Mogiana.
A estreia do Botafogo aconteceu em Franca, contra o Esporte Clube Fulgêncio, um time local já extinto. A partida terminou 1–0 em favor do time de Ribeirão Preto. Nesse dia, os moradores de Vila Tibério saíram às ruas, para comemorar a vitória junto com os seus jogadores, fazendo com que a diretoria, comandada pôr Gagliano, composta por Domingos Borges, pela Família Trigo, por Francisco Oranges e pelos Irmãos Aguiar, encontrasse forças para realizar um trabalho cada vez maior, dando origem à grandeza que hoje é o Botafogo Futebol Clube. O dia da primeira partida coincidia com o dia da fundação do clube (12 de outubro de 1918), data que comemora o feriado nacional de Nossa Senhora da Aparecida, padroeira do Botafogo.
Texto 2:
Por muitos anos se repetiu um erro histó­rico: o Botafogo teria sido fundado no “Bar Piranha”, na esquina das ruas Martinico Prado e Padre Feijó, próximo ao campinho localiza­do ao fundo da estação da Mogiana.
O lugar das primeiras reuniões está corre­to. Só faltava existir ali, em outubro de 1918, o estabelecimento comercial…
A confusão, muito provavelmente, teve ori­gem em uma entrevista de Francisco Oranges, um dos fundadores do Botafogo, para o su­plemento “O Pantera”, publicado pelo Diário da Manhã em outubro de 1953. Nela, Oranges afirma que “as primeiras reuniões foram rea­lizadas no prédio que ainda hoje existe e onde funciona atualmente (ou seja, em 1953) o Bar Piranha (…)”.
Por uma falha de interpretação, perpetua­da ao longo dos anos, o bar até hoje é aponta­do por muitos como local de fundação.
Nota do blog: Imagens de 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário