quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Regatas, Guarniçao no Cais da Praça da Alfândega, Circa 1910, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

 


Regatas, Guarniçao no Cais da Praça da Alfândega, Circa 1910, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Porto Alegre - RS
Fotografia


O uso do lago Guaíba como via de transporte remonta às origens da cidade. No início foram construídos sucessivos trapiches, rampas de acesso e pequenas docas de desembarque na região do centro, e que em meados do século XIX chegaram a existir em grande número.
Intenções de construir de um cais estruturado datam de 1833, quando a Câmara Municipal aprovou um projeto de alinhamento desde a Ponta do Arsenal (onde hoje fica a Usina do Gasômetro) até o Caminho Novo (atual Voluntários da Pátria), com a construção fracionada a cargo dos particulares possuidores dos terrenos na testada do futuro cais. Contudo, este projeto, ambicioso e utópico para a época, não prosperou.
A primeira porção do porto foi construída somente na década de 1850, na altura da Praça Pereira Parobé, acompanhando a construção do Mercado Público de Porto Alegre. Se resumia em uma doca de atracação em pedra, com utilidade limitada por suas pequenas dimensões e por sofrer constantes assoreamentos. Entre 1856 e 1858 foi erguida um murada de pedra na altura da Praça da Alfândega, igualmente sem praticidade.
A partir da construção dos faróis sinalização da Lagoa dos Patos, o porto de Porto Alegre recebeu um acréscimo significativo de embarcações nacionais e estrangeiras, utilizado como estação central no sistema de navegação fluvial da bacia do Guaíba. Com esta demanda crescente, os trapiches e pontes se multiplicaram, resultando em um porto desorganizado e sujo
No início do século XX, o governo e a sociedade gaúcha, projetam o novo Porto, objetivando modernização urbana, desenvolvimento econômico, novos padrões de higiene, funcionalidade e estética para a construção civil.

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