sábado, 10 de dezembro de 2022

Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Circa 1922, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

 


Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Circa 1922, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Porto Alegre - RS
Fotografia


O edifício atual, na esquina da Rua Riachuelo com Rua General Câmara, começou a ser erguido em 7 de fevereiro de 1912, com projeto de Affonso Hebert. A primeira etapa da construção foi concluída em 1915, completando o bloco defronte à Rua Riachuelo. Em 22 de maio de 1919 foi contratada a ampliação da parte dos fundos, ora sob responsabilidade do engenheiro Teófilo Borges de Barros, sendo acabada em sua estrutura em 1921. Então passou-se à decoração, com aplicação de mármores e parquets, aquisição de mobiliário requintado, pinturas e esculturas, revestimento das paredes internas com pintura decorativa e instalação de estantes de aço, cujo peso obrigou ao reforço do piso. A pintura decorativa esteve a cargo de Ferdinand Schlatter, enquanto as esculturas de mármore e bronze foram realizadas por Alfred Adloff, Eduardo de Sá e Giuseppe Gaudenzi. As colunas de mármore de Carrara e seus respectivos capitéis, que compõe as portas de comunicação no prédio, foram confeccionados por João Vicente Friedrichs. É tradição oral que Victor Silva, que orientou o projeto e a decoração, teria se inspirado na Abadia de Sainte-Geneviève de Paris, que havia sido transformada em biblioteca. Sua fachada, em estilo eclético, mostra uma das mais completas ilustrações do Calendário Positivista, com bustos de seus mais insignes vultos tutelares, constituindo um dos três únicos monumentos deste tipo no mundo.
O prédio foi inaugurado como parte das comemorações do Centenário da Independência em 7 de setembro de 1922. Na década de 1950 teve seu interior reformulado, e as ricas pinturas murais de quase todas as salas foram recobertas por uma camada de tinta neutra. Na década de 1960 alguns de seus mais característicos espaços, ainda com a decoração original, passaram por desastrada restauração.
No período de 2007 a 2013 o prédio histórico esteve novamente em obras, desta vez para recuperação da infra-estrutura básica e fachada. O retorno da Biblioteca ao prédio histórico se deu somente no final de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário