A Música "Tiro ao Álvaro" e a Censura - Artigo
Artigo
A prática de censura prévia aos produtos culturais no Brasil pode ser percebida desde a Era Vargas, momento quando muitos órgãos e legislações que regulamentavam o ato foram instituídos. É durante períodos autoritários que surgem as ações censórias por parte do Estado que, sob justificativas diversas – entre elas a proteção da “moral e dos bons costumes” – usam o controle estatal sobre a sociedade para a perseguição de opositores políticos. A prática também pode ser utilizada como instrumento de homogeneização de uma cultura nacional idealizada. Em relação a este último caso, trazemos como exemplo a letra da música “Tiro ao Álvaro”, de Adoniran Barbosa e Oswaldo Moles.
Neste samba, os artistas utilizam da linguagem coloquial de maneira intencional e jocosa, empregando sua licença poética. A letra foi vetada, pois, de acordo com o parecer nº13849/74, “a falta de gosto impede a liberação”. Além disso, os censores destacam as palavras escritas baseadas na oralidade da língua, que deveriam ser corrigidas para que a música pudesse ser liberada.
Imagens do post:
Imagem 1: Letra musical "Tiro ao Álvaro", 19 de dezembro de 1973. Arquivo Nacional. Fundo Divisão de Censura de Diversões Públicas.
Imagem 2: Parecer nº13849/74, da Divisão de Censura de Diversões Públicas (DCDP). Brasília, 22 de março de 1974. Arquivo Nacional. Fundo Divisão de Censura de Diversões Públicas.
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