sábado, 11 de março de 2023

Praça XV de Novembro, Década de 20/30, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil


 


Praça XV de Novembro, Década de 20/30, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Porto Alegre - RS
Fotografia - Cartão Postal


Chamado informalmente de Praça do Paraíso, teve a primeira referência oficial no Atas da Câmara Municipal de seis de abril de 1811 tornou-se, com o tempo, ponto de comércio ambulante. A construção do primeiro Mercado Público de Porto Alegre, inaugurado em 1844, marca a ocupação formal da praça, sendo que o lado da antiga rua de Bragança (atual Marechal Floriano) foi aterrado ainda em 1843, e os demais em 1844. Seu nome foi alterado de Praça do Paraíso para Praça Conde D’Eu, após 1869, quando o primeiro Mercado foi demolido e transferido para o local atual, possibilitando sua urbanização. Em 1870 o vereador José Antônio Rodrigues Ferreira apresentou uma proposta de ajardinamento e calçamento incluindo a construção de um chalé para venda de refrescos e um coreto para a Banda Municipal. Como o projeto não foi executado imediatamente a Praça foi usada por circos, sendo que o Circo Universal possuía um barracão de madeira até 1878.
Em 13 de junho de 1879 a Câmara aprovou orçamento para construção de um jardim arborizado, cercado com um gradil de ferro com quatro portões. Em 1880, os carreteiros são deslocados para a atual Praça Rui Barbosa e as árvores são plantadas. Em 1881 o calçamento é ampliado e o projeto do primeiro chalé é aprovado. Dois anos após, foi colocado um "elegante chafariz" de ferro bronzeado, que atualmente encontrasse no Parque Farroupilha. Em 1885 foi erguido o primeiro chalé para venda de sorvetes e, em 11 de dezembro de 1889, sua denominação foi alterada para Praça XV de Novembro.
O antigo chalé foi substituído em 1911 pelo tradicional Chalé da Praça XV. A praça sofreu redução de tamanho em 1928, para possibilitar a ampliação das ruas laterais. Em 1929 foi construído o primeiro abrigo coberto para bondes, no lado da rua Dr. José Montaury. Ampliado em 1935 devido à mudança no tráfego das linhas e a qualificação do atendimento à população, atualmente possui uso comercial.
Nota do blog: Autoria da imagem não obtida / Crédito do texto para Sérgio da Costa Franco.

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