domingo, 18 de junho de 2023

Cervejaria Bopp, Rua Cristóvão Colombo, Década de 20/30, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil


 

Cervejaria Bopp, Rua Cristóvão Colombo, Década de 20/30, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Porto Alegre - RS
Fotografia


Bairro Floresta, Avenida Cristóvão Colombo (antiga estrada da floresta), que ligava o centro a um longínquo morro coberto de densa vegetação arbustiva de mata virgem.
O vasto edifício está intimamente ligado à história da indústria cervejeira em Porto Alegre, que teve seu início com a inauguração da primeira fábrica, em 1873, pertencente a Frederico Cristofel. Nos anos que se seguiram diversas outras empresas do ramo se instalaram na cidade, destacando-se entre elas a Cervejaria Bopp, fundada em 1881, mas funcionando primeiro na Rua Voluntários da Pátria. A bibliografia cita como ano de início da construção 1910, e a data de inauguração como 27 de outubro de 1911. Entretanto, há duas datas inscritas na fachada: 1911 e 1914.
Com o desaparecimento de grande parte das cervejarias nos anos posteriores, as remanescentes Bopp, Sassen e Ritter, que dispunham de aparelhagem mais moderna e competitiva, fundiram-se em 1 de julho de 1924 para constituir a Cervejaria Continental, que instalou-se no prédio com todo o seu maquinário. Em 1946 a empresa foi adquirida pela Cervejaria Brahma, com matriz no Rio de Janeiro, permanecendo em atividade até 1998, quando a fábrica mudou-se para Viamão.
O projeto foi de Theodor Wiederspahn, a construção ficou a cargo da empresa de Rudolph Ahrons, e a rica decoração das fachadas é obra da equipe de escultores de João Vicente Friedrichs. Na fachada existem diversos grupos escultóricos muito interessantes, dentre eles a estátua de Gambrinus (Alfred Adloff), outra de Mercúrio (Wenzel Folberger), um grande elefante ladeado por dois grupos de meninos carregando globos (Schob), além de diversos atlantes em trajes germânicos, bebedores de cerveja com copos nas mãos, diversas faces humanas, figuras de animais, barris e uma profusão de florões, arcadas, frisos, relevos, uma torre com relógio, cúpula e estátuas sobre a entrada principal, e outros elementos decorativos que caracterizam o seu estilo eclético e historicista, típico de Wiederspahn.

Nenhum comentário:

Postar um comentário