Chafariz Imperial, Chalé da Praça XV de Novembro, Década de 1910, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Porto Alegre - RS
Fotografia
Dos antigos chafarizes de Porto Alegre, temos um que, apesar de seus muitos deslocamentos, a exemplo do chafariz Imperador, também faz parte da paisagem da cidade hoje em dia. Trata-se do antigo “Conde d’Eu”, atual Chafariz Imperial.
Fabricado/produzido em ferro fundido, pela fundição Antoine Durenne (França), fazia parte de uma série que, a partir do contrato firmado entre a Província e Francisco A. Pereira da Rocha, foram instalados na cidade, a partir da década de 1860. O acordo concedia a este último “a exploração dos serviços de água na cidade”, concessão essa que foi, mais tarde, transferida para a Companhia Hidráulica Porto Alegrense.
A obra tem como ornamentação principal “três estátuas de criancinhas em torno de um eixo central e belas carrancas na enorme taça por onde a água jorra.”
O chafariz estava situado inicialmente na Praça Paraíso (posteriormente denominada Praça Conde d’Eu e, mais tarde, Praça XV de Novembro). Em torno de 1925, ele foi transferido para a bela Praça do Mercado, e, após a enchente de 1941, acabou sendo instalado no Parque Farroupilha, próximo ao CMPA, onde se encontra atualmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário