quarta-feira, 21 de junho de 2023

Chafariz Imperial, Chalé da Praça XV de Novembro, Década de 1910, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil






Chafariz Imperial, Chalé da Praça XV de Novembro, Década de 1910, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Porto Alegre - RS
Fotografia


Dos antigos chafarizes de Porto Alegre, temos um que, apesar de seus muitos deslocamentos, a exemplo do chafariz Imperador, também faz parte da paisagem da cidade hoje em dia. Trata-se do antigo “Conde d’Eu”, atual Chafariz Imperial.
Fabricado/produzido em ferro fundido, pela fundição Antoine Durenne (França), fazia parte de uma série que, a partir do contrato firmado entre a Província e Francisco A. Pereira da Rocha, foram instalados na cidade, a partir da década de 1860. O acordo concedia a este último “a exploração dos serviços de água na cidade”, concessão essa que foi, mais tarde, transferida para a Companhia Hidráulica Porto Alegrense.
A obra tem como ornamentação principal “três estátuas de criancinhas em torno de um eixo central e belas carrancas na enorme taça por onde a água jorra.”
O chafariz estava situado inicialmente na Praça Paraíso (posteriormente denominada Praça Conde d’Eu e, mais tarde, Praça XV de Novembro). Em torno de 1925, ele foi transferido para a bela Praça do Mercado, e, após a enchente de 1941, acabou sendo instalado no Parque Farroupilha, próximo ao CMPA, onde se encontra atualmente.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário