segunda-feira, 12 de junho de 2023

A Futura Avenida 23 de Maio Parte 2, 1960, São Paulo, Brasil



 



A Futura Avenida 23 de Maio Parte 2, 1960, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia


A haste esquerda do Sistema "Y" do Plano das Avenidas foi sendo entregue paulatinamente ao público. Através da Lei Municipal nº4473 de 22/5/1954, promulgou-se a mudança denominando 23 de Maio a Avenida Anhangabaú, antiga Itororó. Na realidade, as obras se iniciaram em 1951 — no curto trecho entre a Praça da Bandeira até o Viaduto Dona Paulina. Com aproximadamente 200 metros e sem saída, serviu por muitos anos apenas como estacionamento.
À frente, o Viaduto Dona Paulina que foi construído prevendo-se a implementação de uma abortada estação do metropolitano. Posteriormente, foi instalado no local o "Serviço Funerário Municipal". Repare que a futura Avenida 23 de Maio terminava neste ponto. A foto, provavelmente tirada por algum funcionário da prefeitura, foi registrada em 06/08/1960 na administração do prefeito Adhemar de Barros. À direita (e não visível), o viaduto tangencia com o "Edifício Columbus" que seria demolido em 1971 na gestão de Paulo Maluf. Através da cena capturada pelo Google Maps em março/2023, veja a transformação. Na área do arvoredo visto à direita, só restaram as lembranças do que foi o "Edifício Columbus".

Nenhum comentário:

Postar um comentário