quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Avenida Nove de Julho, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil


 

Avenida Nove de Julho, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia


A Avenida Nove de Julho inicia na Rua Amador Bueno e segue na direção sudeste, paralela às Ruas Bernardino de Campos e depois Quintino Bocaiúva de um lado, e a Rua João Penteado do outro.
A Avenida Nove de Julho foi inaugurada em 1922 sob a denominação de Avenida Independência. 
O nome "Avenida Independência" foi escolhido para homenagear o "Centenário da Independência do Brasil". O projeto da avenida foi idealizado pelo então prefeito João Rodrigues Guião em 1921. 
No dia 07 de setembro de 1922 foi inaugurado o Obelisco comemorativo no entroncamento da então Avenida Independência com a Rua Tibiriçá. Posteriormente, o referido obelisco foi transferido para a confluência das atuais Avenidas Nove de Julho e Independência.
Através do Ato nº 60, de 25 de julho de 1934, a Avenida passou a denominar-se Nove de Julho, nome este ratificado pelo Ato nº 75 de 05 de setembro de 1939.
O nome da avenida é uma homenagem a data de Nove de Julho de 1932, quando foi deflagrada a Revolução Constitucionalista de 1932, movimento em prol da elaboração de uma nova Constituição para o Brasil.
O trecho inicial da Avenida Nove de Julho, ainda com o nome de Avenida Independência, compreendia a área entre as ruas Tibiriçá e São José. No ano de 1949, durante o governo do prefeito José de Magalhães, foram iniciados os estudos para o prolongamento da Avenida Nove de Julho entre as ruas Sete de Setembro e a atual Avenida Independência.
Para a consecução das obras de prolongamento a lei municipal nº 101, de 08 de julho de 1949, declarou de utilidade pública para aquisição via desapropriação os terrenos de propriedade dos senhores Manoel Peres, Waldemar B. Pessoa, Francisco Gugliano, Adalberto Vila Real, Abel Costa, entre outros.
Ainda no ano de 1949, a Avenida Nove de Julho foi calçada com paralelepípedos entre as Ruas Barão do Amazonas e Cerqueira César; neste mesmo ano foram plantadas 40 árvores (Sibipirunas), o serviço de plantio foi executado pela Seção de Jardins e Horto Florestal da Prefeitura Municipal, sob a chefia do Eng. Agrônomo Geraldo Prado Garcia.
O prolongamento da Avenida Nove de Julho na década de 1950 acompanha a implantação de loteamentos naquela região, e vem atender aos sistemas viários dos referidos loteamentos. Durante a década de 1960 a avenida abrigou algumas das principais mansões de propriedade da elite econômica da cidade; posteriormente em função de sua posição privilegiada (vetor sul da cidade) consolidou-se como um importante setor bancário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário