Túnel José Bonifácio de Andrada e Silva "Patriarca da Independência", Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia
Nota do blog 1: Mesmo tendo sido entregue no dia 07/09/2023, a obra, como se vê nas imagens (de cerca de 15 dias após a entrega), ainda não está pronta. Foi entregue pelo motivo de sempre, servir de palanque para políticos em data comemorativa.
Nota do blog 2: O nome do túnel, ainda que faça alusão a um grande brasileiro e tenha relação com o nome da avenida, é inadequado. Não tem nada a ver com Ribeirão Preto. Existem centenas de pessoas que colaboraram com a cidade, que poderiam ter sido homenageadas. Inclusive foram buscar um parente do mesmo em Santos, que, provavelmente, nunca tinha vindo a nossa cidade. De qualquer forma, menos mal que seja esse o nome. Poderia ser de algum político "amigo" dos gestores da cidade...
Nota do blog 3: Não vou entrar no mérito da necessidade dessa obra. Isso já foi feito aqui e debatido pelas pessoas, uns gostam, outros não (meu caso). Apenas permitam um "veneno", apelidei o mesmo de "túnel do progresso", porque foi uma obra que supostamente iria tornar o trânsito mais rápido, fluido, mas tem trocentos semáforos em seu entorno e passa apenas um carro por vez. Só falta colocarem um radar e a foto de uma tartaruga...
Nota do blog 4: É nítida a falta de cuidado com o acabamento. A porta provisória (e torço para que seja mesmo provisória) para impedir o acesso ao corredor de passagem, é feita com cavaletes e outros obstáculos utilizados no trânsito. As quinas de concreto, em grande parte, são irregulares/quebradas. A pintura é extremamente mal feita, parece que jogaram a tinta ou foi realizado por profissional inadequado ou com raiva do serviço, inclusive deixou respingar pelo asfalto.
Nota do blog 4: Mesmo com a dificuldade de acessar certos pontos da obra, dá para notar que já houveram problemas por dentro, tem fiação, peças, restos de materiais, etc, expostos.
Nota do blog 5: Uma coisa que ficou pronta, bem feita e bonita, são as placas de aço inox com os nomes dos políticos. Essa obra em particular teve duas inclusive (além da placa da Prefeitura, tem uma da Caixa, que financiou a obra). Já ali do lado, encostadinho, o monumento a Salvador Spadoni foi entregue sem a peça que retratava seu rosto. Cadê a peça? Roubaram? Quebraram? Talvez um dia a Prefeitura fale a respeito dessa questão.
Nota do blog 5: Fiquei com uma dúvida sobre uma placa colocada no túnel e, como não sou especialista em sinalização, gostaria da ajuda de alguém que entenda do assunto para explicar. Quem vem pela Rua Bernardino de Campos para acessar a Avenida Independência, entra em um acesso em 45 graus, onde tem uma bela árvore (o acesso já era assim, não houve alteração). Essa placa está no final do acesso e, na minha visão, está indicando o sentido do fluxo. É isso mesmo? Não é comum esse tipo de sinalização nessa lateral, daí minha pergunta. Tirando a questão, óbvia, de que a placa é completamente inadequada em tamanho para sua localização (fica parcialmente fora da parede) e acabou pintada (reparem também na pintura da parede do túnel, a "excelência" e "qualidade" do serviço), fiquei com a sensação de que sua real função é evitar que os motoristas caiam no túnel (e que sobrou uma placa, não tinha o que fazer, coloca lá). Mas admito minha ignorância nesse assunto.
Nota do blog 6: Imagens de 2023.
Nenhum comentário:
Postar um comentário