segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Praça Salvador Spadoni, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil

 































Praça Salvador Spadoni, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia

Nota do blog 1: Ontem fui conhecer a "nova" Praça Salvador Spadoni. Após ver o resultado da "revitalização", fiquei com a sensação de "quero a antiga de volta". 
Nota do blog 2: Uma vez lá, a primeira coisa que você nota é que foi entregue às pressas, para a Prefeitura ter o que inaugurar no 7 de setembro passado. Pela praça é possível ver restos de materiais de construção, tijolos, mangueiras, instalações ainda por fazer, fios, etc. Ainda está em obras.
Nota do blog 3: Andando pela praça, nota-se bancos fracos, de qualidade inferior ao que devia ser (por exemplo, uma praça tradicional como a Salvador Spadoni merecia bancos como os da praça "Alamedas do Botânico"), logo estaram quebrados com seus restos espalhados pela praça. A proteção existente aos buracos de ventilação do túnel é (muito) fraca, entre outras questões.
Nota do blog 4: Uma das maiores decepções é o monumento a Salvador Spadoni. Onde está a imagem de bronze que existia nele? Está sendo restaurada? Foi furtada? Estragou? Cadê?
Nota do blog 5: Outra coisa que se nota é a tendência de usarem (o feio) aço corten em tudo que fazem nas praças atualmente. Um "embelezamento feio", se permitem o paradoxo. Nesta em específico, fizeram uma placa com alguns dos pontos de atração turísticas da cidade, a saber: Palácio do Rio Branco, Cristo do Morro de São Bento, Catedral Metropolitana, Cava do Bosque, Fonte da Praça XV, Mercado Municipal e Theatro Pedro II (tirando o Pedro II, todas as demais estão precisando de manutenção urgente, alguns em péssima situação, como o Cristo do Morro do São Bento e o Palácio Rio Branco). Mas fiquei feliz por um motivo: eles sabem que essas coisas existem. Podem não ligar para elas, não cuidar, etc, mas sabem que existem. É algo a se comemorar...
Nota do blog 6: A jardinagem da praça é outro ponto negativo, pobre, sem vida, parecendo coisa de deserto; sem as árvores que tinhámos, restou a "moda" de plantar palmeiras no lugar das cortadas para dar lugar a aquela estrovenga que chamam de túnel...
Nota do blog 7: As bandeiras (do Brasil, do estado de São Paulo e da cidade de Ribeirão Preto) foram uma boa sacada.
Nota do blog 8: Existe um gerador na praça, provavelmente para o túnel, que merece uma proteção melhor. A proteção atual é fraquinha, igual a dos buracos de ventilação, vai ser vandalizado rápido, afinal aquilo é um "troféu" para esse tipo de gente.
Nota do blog 9: Não podemos deixar de mencionar outra falha imperdoável, que é ausência de lixeiras pela praça (vide fotos). Não dá para compreender como um administrador público tem coragem de inaugurar uma praça pública sem lixeiras... Eu teria vergonha de fazer isso.
Nota do blog 10: Uma coisa que não podemos negar, é a beleza dos novos pontos de ônibus (não sei se funciona, os usuários que o digam, mas é muito bonito e parece moderno). Aliás, a única coisa que "anda para frente" na atual administração são as relacionadas a ônibus. Empréstimos públicos para negócios privados (a Prefeitura deixou na Câmara Municipal até aprovarem), corredores de ônibus em todos os lugares, etc. Deve ser uma "coincidência boa" que seja assim. Tomara que essa "coincidência boa" se estenda a saúde, segurança pública, ensino, etc... 
Nota do blog 11: Imagens de 2023.



Nenhum comentário:

Postar um comentário