sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Antiga Casa da Câmara e Cadeia / Atual Museu da Imagem e do Som José da Silva Bueno, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil












 



Antiga Casa da Câmara e Cadeia / Atual Museu da Imagem e do Som José da Silva Bueno, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia

Fundado em 1978, o MIS só passou a funcionar após a posse de seu conselho deliberativo, Portaria nº 691, de 08 de outubro de 1981, prefeito municipal Antonio Duarte Nogueira. 
Inicialmente o seu acervo foi instalado em uma das salas do piso superior da Casa da Cultura, situada no Complexo Cultural do Morro do São Bento, tendo como primeira coordenadora geral a radialista Dulce Mendes. 
Em 04 de Janeiro de 1984, o acervo do MIS foi transferido para uma sala do piso térreo do Museu Histórico e de Ordem Geral Plínio Travassos dos Santos, onde desenvolvia atividades de atendimento ao público, pesquisa, escritório, coleta de depoimentos orais e aquisições de acervo. 
Pela Portaria nº 652 de 18 de junho de 1990, foi nomeado o seu primeiro diretor, Olívio Silvério Filho, cujo nome artístico era Lúcio Mendes, permanecendo na coordenadoria do museu, a radialista Dulce Mendes. 
Somente em 20 de dezembro de 1990 o MIS foi oficialmente inaugurado pelo prefeito municipal Welson Gasparini e pelo secretário da cultura Luiz Gonzaga de Aguiar. 
Nesse período o MIS teve o seu espaço ampliado nas dependências do Museu Histórico e de Ordem Geral Plínio Travassos dos Santos, agregando uma sala para exposição permanente e uma galeria anexa para exposições rotativas. O atendimento ao público específico da área de comunicação era realizado de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h; das 12h30 às 16h30 o Museu ficava aberto para visitação pública. Em 1992, durante a administração do prefeito municipal Antônio Palocci, o MIS foi novamente transferido, provisoriamente, para uma das salas da Casa da Cultura. 
Em 1993, o acervo foi para uma casa (locação) adaptada para ampliação e execução dos seus projetos musicológicos e culturais, realização de exposições permanentes e rotativas e atendimento ao pesquisador. Nesse período as atividades de acesso ao acervo foram estendidas aos estudantes do ensino fundamental, médio e superior, além do público em geral; o Museu mantinha, também, uma sala de exibição de filmes, debates e palestras com 30 lugares e consultoria, através de um profissional voluntário, na área de cinema, fotografia e discografia. 
Em 2005, em decorrência dos problemas financeiros vividos pela Secretaria Municipal da Cultura, que tinha dificuldades em custear o aluguel do prédio onde estava instalado o MIS, o acervo foi transferido, mais uma vez, para o piso superior da Casa da Cultura.
Atualmente o MIS ocupa o prédio da antiga Casa da Câmara e Cadeia, na rua Cerqueira César. Texto do MIS Museu da Imagem e do Som José da Silva Bueno adaptado para o Blog.
Nota do blog 1: Localizado na rua Cerqueira César, 371, Centro.
Nota do blog 2: Imagens de 2023 / Crédito para Jaf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário