Coleção Privada
Fineart - 36x25 - 2022/2023
Nota do blog 1: Fineart da imagem da capa do livro "O Negro no Futebol Brasileiro", de Mario Filho.
Nota do blog 2: "O Negro no Futebol Brasileiro", do jornalista Mario Filho, que empresta o seu nome ao Maracanã, é uma obra conhecida por aplausos unânimes. Mesmo num tema como o abordado, que mostra o indisfarçável racismo contra o negro nos primórdios do futebol brasileiro, o autor conseguiu dar leveza e envolvência ao livro. Muito bem cuidada, com apuro nos detalhes, esta edição reconstituiu o prefácio de Gilberto Freyre à primeira edição, o texto de Édison Carneiro para as orelhas da segunda edição, o de João Máximo para as orelhas da terceira, além do texto da apresentação do editor para a terceira edição. A edição da Mauad Editora traz um caderno especial com a trajetória de Mario Filho, assinada pelo neto e jornalista Mario Neto, com fotos e perfis de alguns dos primeiros craques negros e mulatos do futebol brasileiro, com o texto assinado pelo historiador Gilberto Agostino. Este caderno chega ao final com a história da imagem da capa, do artista plástico Rebolo, que também foi jogador de futebol, e que mostra, pioneiramente na arte brasileira, uma cena de jogadores em campo: o negro driblando o próprio Rebolo, que se auto-retrata. O texto das orelhas é assinado pelo historiador Francisco Carlos Teixeira da Silva, professor titular da UFRJ, e o prefácio de autoria do cientista político Luis Fernandes, professor na PUC-Rio e UFF, que situa a obra de Mario Filho no mesmo plano dos grandes textos interpretativos da formação social brasileira, como "Casa Grande e Senzala", de Gilberto Freyre, "Raízes do Brasil", de Sérgio Buarque de Holanda, e "Os Donos do Poder", de Raymundo Faoro.
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