sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Treinamento Contra Ataques Aéreos - Artigo









Treinamento Contra Ataques Aéreos - Artigo
Artigo


No dia 22 de agosto de 1942, o Brasil declarou guerra à Alemanha.
Com a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial, o governo brasileiro adotou medidas para preparar o país contra um eventual ataque aéreo. As fotos deste post mostram um exercício de defesa antiaérea realizado no centro do Rio de Janeiro em 1942.
Esse treinamento ficava a cargo do Serviço de Defesa Passiva Antiaérea, ao qual estavam sujeitos todos os brasileiros e estrangeiros que viviam no país. O decreto-lei nº 4.624, de 26 de agosto de 1942, instituiu serviços que incluíam a construção de abrigos contra explosivos e gases, a veiculação de informações governamentais pelos órgãos de mídia, assim como o treinamento da população.
No dia 22 de outubro de 1942 foi organizado no centro do Rio de Janeiro um exercício de alerta diurno para treinar a população. Iniciado às 14 horas, o exercício mobilizou parte da população da região, dos serviços públicos e do comércio. Participaram dezenas de voluntários da Escola Técnica de Serviço Social, do Colégio Pedro II e da Legião Brasileira de Assistência, além de comissários da polícia municipal e escoteiros.
Ao ouvirem os sinais de alerta (alto-falantes e sinos das igrejas), aqueles que estivessem em suas residências deveriam munir-se de sua documentação, de máscaras contra gases e de uma cesta de alimentos previamente preparada e então dirigir-se ao abrigo mais próximo. E aqueles que estivessem nas ruas deveriam se dirigir imediatamente a um abrigo público ou buscar refúgio nos andares térreos de edifícios.
Nota do blog: Nas imagens, população participando do exercício de defesa passiva antiaérea no centro do Rio de Janeiro, 22 de outubro de 1942.

Nenhum comentário:

Postar um comentário