segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Obelisco Comemorativo do Centenário da Independência, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil





















 

Obelisco Comemorativo do Centenário da Independência, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia

Nota do blog 1: Depois de um longo tempo, onde ficou sujeito a danos, sem nenhum tipo de proteção, ao lado de uma obra que demorou (muito) além do previsto, o Obelisco foi reentregue a população.
Nota do blog 2: E não foi só isso, ele sofreu um processo de limpeza, que ocasionou a alteração de sua cor.
Nota do blog 3: Quando digo "alteração de cor", não estou dizendo que não era assim originalmente, estou dizendo que desde que o conheço (1987), ele tinha outra cor. Óbvio que a "cor" que eu conhecia podia não ser "cor", e sim a sujeira acumulada pelos anos. Inclusive, seria interessante que membros do grupo que o conheceram nos primórdios (inclusive em sua locação original), opinassem a respeito.
Nota do blog 4: Mas mesmo longe de ser um especialista em limpeza de granitos e mármores, dá para ver que o serviço não foi feito com excelência, as imagens mostram diversos pontos de sujeira pelo monumento.
Nota do blog 5: Outro ponto foram os reparos, provavelmente tinha danos prévios ou que foram ocasionados pela obra. Os reparos não foram adequados, além de terem ficado feios no monumento.
Nota do blog 6: Também não limparam a base do monumento e seu entorno, não dá para entender como deixaram aquilo tudo sujo e encardido, após limparem o Obelisco. É incrível até...
Nota do blog 7: Mas, esses não foram o problema principal. O problema mesmo foi que deixaram o produto utilizado para limpeza do Obelisco cair nas placas comemorativas, danificando-as. Nas imagens dá para perceber os danos, e acredito que tentaram arrumar quando viram, mas não teve jeito (novamente, vamos aguardar que algum membro do grupo, especialista neste tema dê sua opinião).
Nota do blog 8: Imagens de 2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário