Fontaine Argence et le Cirque / Fonte Argence e Circo, Troyes, França
Troyes - França
Edition E. Harmignies N. 57
Fotografia - Cartão Postal
Obra da Fonderies d'Art du Val d'Osne.
Nota do blog: Data efetiva não obtida (cartão postal circulado em 1932).
Blog destinado a divulgar fotografias, pinturas, propagandas, cartões postais, cartazes, filmes, mapas, história, cultura, textos, opiniões, memórias, monumentos, estátuas, objetos, livros, carros, quadrinhos, humor, etc.
domingo, 2 de março de 2025
Fontaine Argence et le Cirque / Fonte Argence e Circo, Troyes, França
Estação Ferroviária, 1907, Curitiba, Paraná, Brasil
Estação Ferroviária, 1907, Curitiba, Paraná, Brasil
Curitiba - PR
Fotografia
"Uma reconstrução parcial da Estação cuja foto original apresentava apenas a metade nesse flagrante do início de homenagem a alguma autoridade que havia desembarcado. Interessante observar que em 1907 (o ano em que a foto original teria sido feita), os depósitos de carga e descarga ainda não tinham sido ampliados."
Nota do blog: O presente post reproduz fotomontagem e texto de Marcos Nogueira. Para quem não conhece, ele realiza minuciosas pesquisas e "reconstrói" edificações históricas com quase todos os detalhes originais, usando como base fotos de época, além de também inserir essas mesmas construções antigas em cenários atuais, mostrando onde eram localizadas. Um trabalho belíssimo que merece ser compartilhado e conhecido.
Estação Ferroviária, 1944, Curitiba, Paraná, Brasil
Estação Ferroviária, 1944, Curitiba, Paraná, Brasil
Curitiba - PR
Fotografia
"Em 1944 um momento para um discurso não menos político, presenciado por um garoto trajado elegantemente com calças curtas, em despedida na partida dos pracinhas paranaenses com destino à Itália. De acordo com a fonte Nostalgia, isso ocorreu no dia 31 de março daquele ano e o Paraná contribuiu com 1.542 combatentes, entre os quais 28 morreram. Na frente do Museu do Expedicionário há uma lápide em honra a eles, com seus nomes gravados para que nunca sejam esquecidos."
Nota do blog: O presente post reproduz fotomontagem e texto de Marcos Nogueira. Para quem não conhece, ele realiza minuciosas pesquisas e "reconstrói" edificações históricas com quase todos os detalhes originais, usando como base fotos de época, além de também inserir essas mesmas construções antigas em cenários atuais, mostrando onde eram localizadas. Um trabalho belíssimo que merece ser compartilhado e conhecido.
sábado, 1 de março de 2025
Praça Zacarias, 1959, Curitiba, Paraná, Brasil
Praça Zacarias, 1959, Curitiba, Paraná, Brasil
Curitiba - PR
Fotografia
"Alguém, daqueles com menos de cinquentinha nos costados, pode imaginar que na frente do local onde hoje está a Lancaster, tradicional confeitaria curitibana, nos idos de 1959 havia uma parada de ônibus? Acredito que alguns dos nossos membros, quando crianças ou adolescentes, fizeram parte dessa simpática e bem ordenada fila de passageiros. A parada de ônibus já não está mais ali, mas a doceria mantém uma clientela cativa e fiel às guloseimas que tão bem ali são preparadas."
Nota do blog 1: Poucos sabem que no alto do edifício que aparece ao fundo (João Alfredo), havia uma antena de FM, talvez a primeira de Curitiba, pertencente à Rádio Marumby. "Lincava" o estúdio com o transmissor de Ferraria nos anos 1960. Em geral, o som era ligado ao transmissor por linha telefônica, mas a qualidade ficava "insuperável" quando usada a antena de FM. O ex-deputado Jorge Nassar, que tinha um programa naquela emissora, exigia a utilização do equipamento, obrigando a uma sucessiva operação de liga-desliga. Com isso, seu "vozeirão" ficava "insuperável". Texto de Noel Samways.
Nota do blog 2: A praça Zacarias na década de 1950 e 1960 era um terminal de ônibus. Na face interna, havia pelo menos 3 pontos de ônibus começando com a linha Água Verde. Possivelmente, na sequência, poderiam estar Bancários e Santa Quitéria. Na outra face da praça paravam os ônibus do Batel - Seminário e Rua XV - Vicente Machado. Os demais ônibus da região Sul, como Portão, paravam na Desembargador Westephalen, do lado direito, que também funcionava como terminal entre a praça Zacarias e a rua Pedro Ivo. Texto de Giuseppe Todeschini.
Nota do blog 3: Na foto do post, é possível ver um dos ônibus parado no terminal. Ao lado da atual Lancaster havia um açougue famoso, imenso, que vendia todo tipo de carne, até aves. A Casa Pernambucanas existia ali esquina desde sempre. No prédio antigo à frente, à direita havia uma loja com muito movimento, possivelmente de vestuário. Numa portinha com corredor que dava acesso aos andares superiores havia uma banca de revistas. O proprietário, que se movimentava de muletas pois havia sofrido um acidente, atendia a todos com atenção e conhecia os clientes pelo nome (Barros, fraturou a perna jogando futebol pelo Operário do Ahú, a banca foi comprada com a ajuda dos companheiros de time em razão do problema). Ao fundo, o edifício João Alfredo construído no início da década de 1950. Texto do Giuseppe Todeschini.Nota do blog 4: O presente post reproduz fotomontagem e texto de Marcos Nogueira. Para quem não conhece, ele realiza minuciosas pesquisas e "reconstrói" edificações históricas com quase todos os detalhes originais, usando como base fotos de época, além de também inserir essas mesmas construções antigas em cenários atuais, mostrando onde eram localizadas. Um trabalho belíssimo que merece ser compartilhado e conhecido.
Bonde Birney, Praça Tiradentes, Curitiba, Paraná, Brasil
Bonde Birney, Praça Tiradentes, Curitiba, Paraná, Brasil
Curitiba - PR
Fotografia
Imagem de antigo bonde Birney em exposição na frente da Catedral, na praça Tiradentes.
Texto 1:
O bonde ficou na antiga oficina da RVPSC, atual sede da ABPF Regional Curitiba e garagem das automotrizes da Serra Verde Express enquanto durou a sua restauração. Ele foi instalado na frente da Catedral Metropolitana e retirado de lá em 2003. Está no depósito da URBS já faz quase 21 anos (2025). Texto de Eduardo Scuissiato.
Texto 2:
Para dirimir dúvidas quanto aos bondes em Curitiba, vamos fazer uma história resumida. Os primeiros bondes a circular na capital paranaense eram de tração animal, puxados por parelhas de burros. Em 1913 foi inaugurado o serviço de bondes elétricos contando com 28 bondes abertos fabricados pela Les Ateliers Metallurgiques de Nivelles, Bélgica. Quando o serviço de bondes passou a ser controlado pela Companhia Força e Luz do Paraná em 1928, a frota foi ampliada com a importação de bondes usados em Boston, Massachusetts, em 1931, sendo eles de construção J.G. Brill de 1920. Um desses bondes, cujo nome do modelo é Birney, sobreviveu guardado nos fundos da oficina da concessionária Ford Slaviero na rua Barão do Rio Branco, esquina com a avenida Visconde de Guarapuava. O bonde em monumento estático que se encontra no início da rua XV de Novembro esquina com a Ébano Pereira, foi da City of Santos Improviments Company, onde foi o CISC 218 construído na oficina da própria empresa em Vila Mathyas. Ele segue o desenho do modelo escocês fabricado pela Hurst Nelson & Company de Motherwell, Escócia. Como os demais bondes utilizados em Santos, cujo serviço foi desativado em 1971, a bitola dos seus trilhos é de 1,35 metros contra a bitola de um metro dos bondes de Curitiba. Inicialmente o bonde da XV serviu para estacionamento e entretenimento de crianças. Remodelado sempre que mudou de atividade, atualmente é um espaço para leitura. Texto de Eduardo Scuissiato.
Nota do blog: Data e autoria não obtidas.
Espalhamento de Brita / Asfaltamento, 1964, Avenida Presidente Kennedy, Curitiba, Paraná, Brasil
Espalhamento de Brita / Asfaltamento, 1964, Avenida Presidente Kennedy, Curitiba, Paraná, Brasil
Curitiba - PR
Fotografia - Cartão Postal
Antiga avenida Guaíra, teve seu nome alterado para Presidente Kennedy.
A construção vista ao fundo, à esquerda, é a Metropolia Católica Ucraniana São João Batista.
Nota do blog: Data 03/1964 / Crédito para Arthur Wischral.
Avião Gloster Meteor, Força Aérea Brasileira, Aeroporto Afonso Pena, São José dos Pinhais, Paraná, Brasil
Avião Gloster Meteor, Força Aérea Brasileira, Aeroporto Afonso Pena, São José dos Pinhais, Paraná, Brasil
São José dos Pinhais - PR
Fotografia
Chegada de parte das esquadrilhas de jatos ingleses Gloster Meteor no aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais/PR. As aeronaves, então recém compradas, estavam se dirigindo à base aérea de Canoas, Rio Grande do Sul.
Texto:
Em 1952, o ministro Nero Moura, para elevar a Força Aérea Brasileira ao nível das Forças Armadas dos países desenvolvidos da época, empenhou-se em efetivar a compra de 10 Gloster Meteor TMk.7, designados TF-7 na FAB, e 60 Gloster Meteor FMk.8, que ficaram conhecidos como F-8. Um fato curioso sobre a aquisição dessas aeronaves, foi o uso de 15 mil toneladas de algodão como moeda de troca no pagamento dos aviões aos ingleses. Na verdade, o que determinou a compra foi o fato de que os P-47 da FAB não conseguiam mais sequer acompanhar os modernos jatos comerciais da época em voo, como o de Havilland Comet entre outros.
Na época foi uma grande novidade para os militares por se tratar de nova tecnologia para os padrões brasileiros, constituindo o nascimento da era do jato puro na FAB e no Brasil. Trecho de texto da AFA.
Nota do blog: Data década de 50 / Fotografia de Nelson Nigro Samways.
Vista de Curitiba, Paraná, Brasil
Vista de Curitiba, Paraná, Brasil
Curitiba - PR
Fotografia
À direita, é possível observar o prédio da Santa Casa de Misericórdia.
Nota do blog: Data efetiva não obtida (circa início do século XX) / Fotografia de Harold Drummond de Carvalho.
Travessa Frei Caneca, 1943, Curitiba, Paraná, Brasil
Travessa Frei Caneca, 1943, Curitiba, Paraná, Brasil
Curitiba - PR
Fotografia - Cartão Postal
Nota do blog: Fotografia de Arthur Wischral.
Avião Junkers Ju-52, Circa 1938-1939, Lufthansa, Baía Sul, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
Avião Junkers Ju-52, Circa 1938-1939, Lufthansa, Baía Sul, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
Florianópolis - SC
Fotografia
Cena retratada: Uma avião Junkers Ju-52 na Baía Sul em Florianópolis/SC.
Histórico do avião: (Ju-52/3mg), nº/série 5261, incorporado pela Lufthansa em março de 1938 como D-AGST, em 1939 foi transferido para a empresa brasileira Syndicato Condor como PP-CAZ "Maipo", em 16/01/1943 foi incorporado à frota da Serviços Aéreos Cruzeiro do Sul. Em 08/01/1946 foi adquirido pela Força Aérea Argentina como T-159 "Rio Negro", voou para a LADE (Líneas Aéreas del Estado), sendo destruído após um pouso de emergência após colisão em voo com um De Havilland Dove T-62 em 12/11/1953, a 8km de Villa Mugueta, província de Santa Fé (todos os 13 ocupantes do Junkers e os 7 que estavam a bordo do outro avião morreram). Localização: O local mostrado é a Baía Sul em Florianópolis. Da esquerda para a direita aparece a base do Pico do Cambirela, ao fundo o Maciço do Tabuleiro, a direita a Pedra Branca e por fim, a Ilha do Carvão. Para quem não sabe, Florianópolis servia como escala para companhias aéreas. Em se tratando de hidroaviões, tivemos os do Syndicato Condor, Panair e, ao que parece, este da Lufthansa.
Bandeira: Embora o avião ostente a suástica (símbolo dos infames nazistas), entre os anos 1935-1945, essa era a bandeira da Alemanha.
Nota do blog: Data circa 1938-1939 / Autoria não obtida.
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