sábado, 29 de setembro de 2018

Planta da Cidade de Porto Alegre, 1906, Rio Grande do Sul, Brasil - Attilio Alberto Trebbi


Planta da Cidade de Porto Alegre, 1906, Rio Grande do Sul, Brasil - Attilio Alberto Trebbi
Porto Alegre - RS
Mapa

O objetivo da planta de 1906 era divulgar a cidade.
Editada originalmente pela Livraria do Comércio, estabelecimento localizado na Rua dos Andradas nº 346, 348 e 350, era dirigida pela razão social de Souza & Barros.
A planta foi organizada e desenhada por Attilio Alberto Trebbi, nascido em Pelotas no ano de1876, filho de Frederico Francisco Crispin Albert Trebbi.
Seu pai estudou na Academia de Belas Artes de Roma, foi um pintor de renome, deu aulas de desenho e deixou um legado artístico que permanece até os dias de hoje.
Attilio Alberto teria aprendido o oficio do desenho com seu pai e com esta profissão ocupou o cargo de desenhista de 1902 a 1914 na Secretaria de Obras do Estado na cidade de Porto Alegre.
Entre 1911 a 1915, Attilio Trebbi também foi professor do Instituto Técnico Profissional ligado à Escola de Engenharia.
Em 1906 a cidade tinha 90.000 habitantes.
Apresenta em destaque diversos pontos da cidade, alguns ainda em construção naquele período, como é o caso do Palácio Piratini, então ainda em projeto.
Situação similar a do Monumento a Júlio de Castilhos que só seria inaugurado em 1914.
Outros destaques são: o Colégio Militar, Banco da Província, Igreja das Dores, Intendência Municipal (Prefeitura), Atheneu Rio-Grandense (o prédio do Colégio Sevigné), Escola de Engenharia da UFRGS, o prédio gêmeo do Theatro São Pedro (o Tesouro do Estado), a estátua do Conde de Porto Alegre e o Palacete Chaves.
Além disso, havia uma lista de repartições municipais, estaduais e federais, além de uma lista de praças da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário