quinta-feira, 23 de abril de 2020

Paineira da Avenida Francisco Morato, Esquina com Avenida Vital Brasil, Década de 70, São Paulo, Brasil


Paineira da Avenida Francisco Morato, Esquina com Avenida Vital Brasil, Década de 70, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia


Paineira, o nome diz tudo, árvore de grande porte, de flores róseas, cujos frutos se abrem libertando as sementes envoltas em painas. Uma paisagem onde tem Paineiras ninguém esquece, já li duas histórias de Paineiras, aqui vai a minha.
Lembro-me quando vinha a São Paulo de Sorocaba pela Rodovia Raposo Tavares, essa viagem demorava umas três ou quatro horas (pela Viação Cometa, que ainda hoje existe). Para mim era uma grande festa, pois além de vir visitar minha vó, que hoje tem 106 anos, andava muito de ônibus. Naquela época criança fazia festa até com pirulito e figurinha. Pois bem, quando avistava aquela Paineira que existia na esquina da Av. Vital Brasil com a Francisco Morato, se não me falha a memória, era uma grande alegria, pois sabia que ali iria descer (era meu ponto de referência). Esse local era chamado ponto da Paineira, acredito que nos registros do bairro do Butantã há história dessa árvore, até de quando ela foi cortada. Gerou uma grande polemica em SP, houve protestos, aliás, toda árvore quando é cortada sem critérios gera polêmica. Não me lembro a data do seu corte, mas foi muito marcante em São Paulo essa Paineira. Também tem um clube em São Paulo com esse nome, que acho lindo, fui a algumas festas de formatura lá. Viva a Paineira, assim como outras árvores antigas de São Paulo que hoje nos fazem falta. Texto de Vilton Giglio.

Nota do blog: Aquela pequena parte gramada ocupada pela Paineira é a Praça Jorge de Lima (sim uma "praça"), embora a população chamasse o local de "ponto da Paineira". Infelizmente, a Paineira sofreu várias pressões para ser cortada, reclamações de que atrapalhava a avenida, causava acidentes, além da falta de cuidados por parte do poder público, por fim sendo cortada pela Prefeitura em 1974. Só restaram as fotos e as memórias das pessoas que a viram ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário