terça-feira, 28 de abril de 2020

Rua XV de Novembro, Blumenau, Santa Catarina, Brasil


Rua XV de Novembro, Blumenau, Santa Catarina, Brasil
Blumenau - SC
N. 30
Fotografia - Cartão Postal

Quem já visitou a cidade de Blumenau com certeza conhece a XV (ou Quinze, como se escreve às vezes) de Novembro. É uma rua importante da cidade por já ter sido um centro comercial e por hoje se destacar como centro histórico. Nela, ocorrem os principais desfiles da Oktoberfest, a maior festa tradicional de Santa Catarina e, por isso, ela atrai muitos turistas durante o mês de outubro. 
Quando foi fundada, a XV de Novembro se chamava Wurststraße – “rua da linguiça” em alemão -, nome que se referia à sua forma estreita e sinuosa. Ela começava na foz do Ribeirão Garcia, perto do primeiro paço municipal de Blumenau, e se estendia até a foz do Ribeirão da Velha. Esse eixo marcou a cidade, tornando-se o seu centro. Todo o desenvolvimento urbano se concentrou primeiro em volta dessa rua e de suas proximidades, o que explica a importância dela.
O nome “rua da linguiça” só foi mudado depois da nova Constituição, em 1890, para o nome atual. O traçado da rua foi modificado pela última vez logo depois, em 1902. Hoje, a XV de Novembro tem cerca de 1,5 km de extensão. Suas calçadas foram alargadas na revitalização feita nos anos 2000.
Nos dias de hoje, a rua chama mais atenção pelo seu apelo cultural do que pela modernidade ou pelo comércio. Se transformou em um atrativo turístico de Blumenau. Na verdade, o comércio da região está decaindo. Ela é ainda uma rua estreita e o espaço é pouco. Veículos de grande porte não podem acessar a rua e ela não tem muito espaço para estacionamento.
Ainda assim, ela chama a atenção pelo seu significado histórico. Em uma caminhada pela XV de Novembro, que vai durar ao todo uns 20 ou 30 minutos, você vai ver muitas construções históricas, todas no estilo Enxaimel – técnica de construção que consiste em paredes montadas com hastes de madeira e cujos espaços são preenchidos por pedras ou tijolos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário