A carroceria circulava em esteiras e trilhos aéreos dentro da fábrica.
A chapa do teto era enorme e incluía as colunas frontais, traseiras e o vidro traseiro.
O transporte das peças de estamparia era totalmente manual.
O icônico capô após ser conformado na prensa.
O processo de soldagem das partes da carroceria era totalmente artesanal.
A retirada dos gabaritos da solta elétrica era na marreta.
Hoje a aplicação de solda elétrica é automatizada em grande parte das fábricas.
Trabalho manual na maioria dos processos.
Camisas do motor, por ser refrigerado a ar, os cilindros eram peças separadas do bloco do motor.
Carcaças do câmbio empilhadas.
Câmbio parcialmente montado recebendo usinagem.
Estoque de tambores de freio.
Montagem da carroceria era feita em esteiras.
Não havia muitas máquinas para auxiliar na montagem.
A lataria já era tratada para ferrugem.
Correção de imperfeições da carroceria é manual até hoje, mas usa-se máquinas e há menos defeitos.
Início do processo de pintura.
Processo de instalação das lonas de freio.
Suspensão dianteira do tipo braço arrastado recebendo componentes do freio, ainda a tambor.
O momento em que a carroceria é unida ao chassi já com motor, câmbio e suspensões montados.
Começa o processo de instalação do chicote elétrico.
Costureira faz a forração acarpetada do interior .
Colocação da forração do teto era um processo artesanal e demorado.
As calotinhas com o brasão da cidade de Wolfsburg.
Primeiro abastecimento antes de sair da fábrica.
Vista da linha de montagem.
Vista da linha de montagem.
Os carros saiam da fábrica por uma rampa.
Marco das primeiras 10.000 unidades produzidas em 1946.
A Produção Quase Artesanal do Volkswagen Fusca nos Anos 40/50, Alemanha - Artigo
Artigo
Mais de 21,5 milhões de unidades do Volkswagen Fusca foram produzidas (sem grandes mudanças) entre 1938 e 2003. O projeto encomendado pelo governo alemão (liderado por Hitler) no início dos anos 1930 tinha a missão de ser simples, funcional, confiável e tão barato quanto uma motocicleta da época.
Tudo bem que o primeiro Volkswagen não conseguiu chegar no preço-alvo, mas cumpriu muito bem as outras exigências. E, claro, tudo isso se refletiu na forma como o Fusca era produzido.
Isso fica muito claro na série de fotos acima, feitas na fábrica da Volkswagen em Wolfsburg entre o final dos anos 1940 e meados dos anos 1950. A essa altura, a fábrica já havia sido reconstruída pelas forças de ocupação britânicas e devolvida ao governo alemão com a produção a todo vapor.
Vale dizer que em 1955 esta fábrica alcançou seu primeiro milhão de unidades do Fusca produzidas. E que outras 18 fábricas ao redor do mundo também produziram o mais simpático dos Volkswagen.
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