Blog destinado a divulgar fotografias, pinturas, propagandas, cartões postais, cartazes, filmes, mapas, história, cultura, textos, opiniões, memórias, monumentos, estátuas, objetos, livros, carros, quadrinhos, humor, etc.
terça-feira, 9 de fevereiro de 2021
Troller Pantanal, a Pick-Up que a Ford Resolveu Comprar de Volta e Destruir Todas as Unidades Produzidas, Brasil - Artigo
Troller Pantanal, a Pick-Up que a Ford Resolveu Comprar de Volta e Destruir Todas as Unidades Produzidas, Brasil - Artigo
Fotografia
Adquirida pela Ford no início de 2007, a cearense Troller manterá a produção do jipe T4 em Horizonte (CE) até o quarto trimestre de 2021, após a montadora norte-americana anunciar o fim da produção de veículos no Brasil.
Até lá, a fabricante cearense permanecerá à espera de um possível comprador para não ter o mesmo fim da Pantanal, a única picape que lançou em sua história.
Em fevereiro de 2008, pouco mais de um ano após assumir as operações da Troller, a Ford tomou uma decisão incomum: convocou os proprietários das 77 unidades da Pantanal fabricadas até então, oferecendo-se para adquiri-las de volta e então destruí-las.
De acordo com o recall realizado pela oval azul na época, constatou-se em testes de engenharia que, dependendo da utilização do veículo, há o risco do aparecimento de trincas no chassi, que, com o tempo, podem se propagar e comprometer sua durabilidade e integridade.
A convocação acrescentava que há a possibilidade de se ter perda de estabilidade e controle direcional em manobras bruscas, podendo causar acidentes.
Os problemas foram considerados falha de projeto e impossíveis de ser corrigidos pela Ford - por esses alegados motivos, a medida drástica foi tomada.
A maior parte dos donos aceitou a proposta, recebendo pagamento de acordo com a Tabela Fipe da época - os valores chegavam a cerca de R$ 70 mil.
Uma pequena parcela, porém, recusou-se a vender a Pantanal e teve de assinar um termo de compromisso, isentando a Ford a responsabilidade em eventual acidente.
Fato é que a Pantanal virou uma lenda entre amantes de veículos 4x4, justamente por conta do fim trágico que teve a maioria dos seus exemplares.
A produção da picape foi anterior à aquisição da Troller pela Ford.
No fim de 2003, protótipos foram flagrados rodando em testes, mas a primeira aparição oficial da Pantanal aconteceu no Salão do Automóvel de São Paulo, no ano seguinte.
O lançamento aconteceu em 2006, quando as 77 unidades foram fabricadas.
A proposta era preencher a lacuna deixada com a aposentadoria do Toyota Bandeirante: oferecer um utilitário com caçamba e a mesma mecânica robusta do T4, que já era famoso entre participantes de trilhas off-road.
A Pantanal trazia chassi alongado, o mesmo sujeito a trincas, cabine simples e capacidade para transportar respeitáveis 1.300 kg de carga.
O motor era o mesmo MWM turbo diesel de 163 cv e 38,8 kgfm utilizado no jipe T4. A tração podia ser traseira ou 4x4 com reduzida, com transmissão manual de cinco marchas. Texto de Alessandro Reis.
Assinar:
Postar comentários (Atom)



Nenhum comentário:
Postar um comentário