sexta-feira, 16 de julho de 2021

Enciclopédia Barsa, Brasil

 








Enciclopédia Barsa, Brasil
Fotografia



Idealizada em 1959 por Dorita Barrett, herdeira da família Barrett, detentora da Enciclopédia Britânica, a Barsa foi a primeira enciclopédia desenvolvida por um corpo editorial brasileiro, formado, dentre outros ilustres, pelo enciclopedista e tradutor Antônio Houaiss, o escritor Jorge Amado, o arquiteto Oscar Niemeyer e o jornalista e escritor Antônio Callado como o redator-chefe da primeira edição lançada no Brasil em 1964.
O nome Barsa é uma combinação entre os sobrenomes do casal Dorita Barrett (Bar) e seu marido, o então diplomata brasileiro, Alfredo de Almeida Sá (Sa). 
Nota do blog: Era um dos meus sonhos de infância, infelizmente nunca realizado. Era muito caro para nosso padrão financeiro à época. Assim, como reclamar da vida não adiantava muito naquele tempo, só me restou aguardar, e, anos mais tarde, já no final da década de 90, finalmente consegui comprar a minha enciclopédia. Acabei não comprando a Barsa, comprei a enciclopédia Larousse Cultural, em uma promoção da Folha de São Paulo. Só quem viveu o período pré-internet consegue entender o significado de possuir tal coleção. Guardo como um dos meus "tesouros"...


Nenhum comentário:

Postar um comentário