Marco de Fundação do Sport Club Corinthians Paulista, Rua Cônego Martins com Rua José Paulino, Bom Retiro, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia
Texto 1:
No meio da multidão que perambula pela José Paulino fica um pedaço da história do Corinthians. Na esquina com a Cônego Martins, minúscula rua sem saída, um pequeno obelisco marca o local onde, em 1º de setembro de 1910, moradores do Bom Retiro, a maioria de origem humilde, fundaram o clube, que se tornou o mais popular da cidade.
A história do grupo é conhecida de cor pelos corintianos roxos. Após um dia de trabalho, eles se reuniram sob a luz de um lampião para criar um time de futebol, inspirado no inglês Corinthian (sem o s).
Com o tempo, os laços que ligavam o Bom Retiro ao Corinthians afrouxaram. Na mesma José Paulino, na época rua dos Imigrantes, não há lembranças do campinho de terra em que a equipe deu os primeiros chutes. Atraído pelo rio Tietê, onde desenvolveu seu departamento de remo, o clube se instalou na zona leste, onde está até hoje.
Texto 2:
Em 01/09/1910, um grupo de cinco operários de uma companhia ferroviária, a São Paulo Railway, do bairro paulistano do Bom Retiro, decidiram criar um time de futebol. Eram os pintores de parede, Joaquim Ambrósio e Antônio Pereira; o sapateiro Raphael Perrone; o cocheiro Anselmo Corrêa e o trabalhador braçal Carlos Silva, além de mais oito pessoas que contribuíram com 20 mil réis e também foram considerados sócios fundadores. A ideia surgiu depois de assistirem à atuação do Corinthian, equipe inglesa de futebol, fundada em 1882, que excursionava pelo Brasil à convite do Fluminense Football Clube. Aqui, os ingleses foram chamados pela imprensa de "Corinthian's Team". Mas o time brasileiro só seria batizado "Sport Club Corinthians Paulista" depois de muita discussão e algumas reuniões na casa de outro integrante do grupo de amigos, o alfaiate Miguel Battaglia, que acabaria se tornando o primeiro presidente da agremiação, embora tenha ficado apenas duas semanas no cargo.
Em sua estreia nos campos de futebol, o Corinthians perdeu para o União da Lapa, por 1 a 0. Porém, já no segundo jogo oficial, em 14 de setembro de 1910, contra o Estrela Polar, vieram o primeiro gol (marcado pelo italiano Luigi Salvatore Fabbi) e a primeira vitória (por 2 a 0).
Nota do blog: A imagem acima mostra o marco de fundação antes da reforma efetuada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário