quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Marco de Fundação do Sport Club Corinthians Paulista, Rua Cônego Martins com Rua José Paulino, Bom Retiro, São Paulo, Brasil

 









Marco de Fundação do Sport Club Corinthians Paulista, Rua Cônego Martins com Rua José Paulino, Bom Retiro, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia

Texto 1:
No meio da multidão que perambula pela José Paulino fica um pedaço da história do Corinthians. Na esquina com a Cônego Martins, minúscula rua sem saída, um pequeno obelisco marca o local onde, em 1º de setembro de 1910, moradores do Bom Retiro, a maioria de origem humilde, fundaram o clube, que se tornou o mais popular da cidade.
A história do grupo é conhecida de cor pelos corintianos roxos. Após um dia de trabalho, eles se reuniram sob a luz de um lampião para criar um time de futebol, inspirado no inglês Corinthian (sem o s).
Com o tempo, os laços que ligavam o Bom Retiro ao Corinthians afrouxaram. Na mesma José Paulino, na época rua dos Imigrantes, não há lembranças do campinho de terra em que a equipe deu os primeiros chutes. Atraído pelo rio Tietê, onde desenvolveu seu departamento de remo, o clube se instalou na zona leste, onde está até hoje.
Texto 2:
Em 01/09/1910, um grupo de cinco operários de uma companhia ferroviária, a São Paulo Railway, do bairro paulistano do Bom Retiro, decidiram criar um time de futebol. Eram os pintores de parede, Joaquim Ambrósio e Antônio Pereira; o sapateiro Raphael Perrone; o cocheiro Anselmo Corrêa e o trabalhador braçal Carlos Silva, além de mais oito pessoas que contribuíram com 20 mil réis e também foram considerados sócios fundadores. A ideia surgiu depois de assistirem à atuação do Corinthian, equipe inglesa de futebol, fundada em 1882, que excursionava pelo Brasil à convite do Fluminense Football Clube. Aqui, os ingleses foram chamados pela imprensa de "Corinthian's Team". Mas o time brasileiro só seria batizado "Sport Club Corinthians Paulista" depois de muita discussão e algumas reuniões na casa de outro integrante do grupo de amigos, o alfaiate Miguel Battaglia, que acabaria se tornando o primeiro presidente da agremiação, embora tenha ficado apenas duas semanas no cargo.
Em sua estreia nos campos de futebol, o Corinthians perdeu para o União da Lapa, por 1 a 0. Porém, já no segundo jogo oficial, em 14 de setembro de 1910, contra o Estrela Polar, vieram o primeiro gol (marcado pelo italiano Luigi Salvatore Fabbi) e a primeira vitória (por 2 a 0).




Nota do blog: A imagem acima mostra o marco de fundação antes da reforma efetuada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário