quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Marco de Fundação Original do São Paulo Futebol Clube, Praça da Sé, São Paulo, Brasil










Marco de Fundação Original do São Paulo Futebol Clube, Praça da Sé, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia



Texto 1:
Inaugurado em 1985 como homenagem aos 50 anos da refundação do clube (ocorrida em 16 de dezembro de 1935), antes o monumento ficava exposto no centro da cidade de São Paulo, do lado da Catedral da Sé, entre a praça e o Tribunal de Justiça, onde existia um prédio, já demolido, na Rua Onze de Agosto. Foi no nº 9-A da Rua Onze de Agosto, às 20h, que 15 homens não deixaram o sonho do clube bandeirante se esvair, ao se reunirem no escritório do advogado Silvio Freire, para perpetuar o renascimento do Tricolor. Posteriormente, outros 74 assinaram a ata de refundação.
Daquele clube que viera ao mundo em 1930, da união de sócios do C. A. Paulistano e da A. A. das Palmeiras, somente restaram o nome, o escudo, as cores e principalmente a fé, que foram preservados com a refundação do clube, em 1935.
Texto 2:
Corria o dia 16 de dezembro de 1935, quando um grupo de paulistanos se reuniu no escritório do advogado Sílvio Freire, na Rua 11 de Agosto, para fundar o que seria um novo clube de futebol em nossa cidade: o São Paulo Futebol Clube.
Passada algumas décadas, precisamente nos anos 1970, o edifício onde ficava o escritório de Sílvio Freire foi demolido, junto com vários outros vizinhos, para a construção da estação Sé do Metrô.
Anos depois, 50 anos após a fundação do clube, em 1985, na gestão do presidente Miguel Aidar, começou-se a pensar em uma forma de homenagear a criação do clube.
Após conversas com a prefeitura, foi erigido um marco de fundação no exato local onde era localizado o prédio em que o clube foi fundado. A inauguração do marco de fundação ocorreu em 16 de dezembro de 1985.
O marco consistia em uma base piramidal, que sustentava o monumento, feito em granito. Tanto o distintivo do São Paulo, como os dizeres da obra eram gravados na própria pedra.
Infelizmente o marco de fundação foi vandalizado, sobrando apenas a base piramidal, sendo o restante da obra arrancada e destruída.
Depois de anos, o monumento que marca a fundação do São Paulo Futebol Clube foi resgatado pela própria entidade esportiva, que removeu completamente a estrutura do local original.
O monumento foi reconstruído por completo, com algumas alterações no texto gravado sobre a pedra, e instalado em um local mais seguro, a sede social do São Paulo, precisamente no Memorial Luiz Cássio dos Santos Werneck.
Nota do blog: Como se nota pelas imagens, o marco de fundação original do São Paulo Futebol Clube, erigido na Praça da Sé, não existe mais. Foi destruído/vandalizado, provavelmente por torcedores adversários. Posteriormente foi feita uma réplica, que acabou sendo erigida em localização diferente da original (Praça da Sé), na sede social do clube. Infelizmente é uma coisa triste de se ver, deixando claro a intolerância das pessoas, especialmente no campo esportivo. O Futebol era para ser motivo de alegria, de amizade, algo para unir e divertir as pessoas, não de violência...

Nenhum comentário:

Postar um comentário