Marco de Fundação Original do São Paulo Futebol Clube, Praça da Sé, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia
São Paulo - SP
Fotografia
Texto 1:
Inaugurado em 1985 como homenagem aos 50 anos da refundação do clube (ocorrida em 16 de dezembro de 1935), antes o monumento ficava exposto no centro da cidade de São Paulo, do lado da Catedral da Sé, entre a praça e o Tribunal de Justiça, onde existia um prédio, já demolido, na Rua Onze de Agosto. Foi no nº 9-A da Rua Onze de Agosto, às 20h, que 15 homens não deixaram o sonho do clube bandeirante se esvair, ao se reunirem no escritório do advogado Silvio Freire, para perpetuar o renascimento do Tricolor. Posteriormente, outros 74 assinaram a ata de refundação.
Daquele clube que viera ao mundo em 1930, da união de sócios do C. A. Paulistano e da A. A. das Palmeiras, somente restaram o nome, o escudo, as cores e principalmente a fé, que foram preservados com a refundação do clube, em 1935.
Texto 2:
Corria o dia 16 de dezembro de 1935, quando um grupo de paulistanos se reuniu no escritório do advogado Sílvio Freire, na Rua 11 de Agosto, para fundar o que seria um novo clube de futebol em nossa cidade: o São Paulo Futebol Clube.
Passada algumas décadas, precisamente nos anos 1970, o edifício onde ficava o escritório de Sílvio Freire foi demolido, junto com vários outros vizinhos, para a construção da estação Sé do Metrô.
Anos depois, 50 anos após a fundação do clube, em 1985, na gestão do presidente Miguel Aidar, começou-se a pensar em uma forma de homenagear a criação do clube.
Após conversas com a prefeitura, foi erigido um marco de fundação no exato local onde era localizado o prédio em que o clube foi fundado. A inauguração do marco de fundação ocorreu em 16 de dezembro de 1985.
O marco consistia em uma base piramidal, que sustentava o monumento, feito em granito. Tanto o distintivo do São Paulo, como os dizeres da obra eram gravados na própria pedra.
Infelizmente o marco de fundação foi vandalizado, sobrando apenas a base piramidal, sendo o restante da obra arrancada e destruída.
Depois de anos, o monumento que marca a fundação do São Paulo Futebol Clube foi resgatado pela própria entidade esportiva, que removeu completamente a estrutura do local original.
O monumento foi reconstruído por completo, com algumas alterações no texto gravado sobre a pedra, e instalado em um local mais seguro, a sede social do São Paulo, precisamente no Memorial Luiz Cássio dos Santos Werneck.
Nota do blog: Como se nota pelas imagens, o marco de fundação original do São Paulo Futebol Clube, erigido na Praça da Sé, não existe mais. Foi destruído/vandalizado, provavelmente por torcedores adversários. Posteriormente foi feita uma réplica, que acabou sendo erigida em localização diferente da original (Praça da Sé), na sede social do clube. Infelizmente é uma coisa triste de se ver, deixando claro a intolerância das pessoas, especialmente no campo esportivo. O Futebol era para ser motivo de alegria, de amizade, algo para unir e divertir as pessoas, não de violência...
Nenhum comentário:
Postar um comentário