sábado, 25 de setembro de 2021

Francisco Américo Fontenelle, o Polêmico Diretor de Trânsito da Cidade de São Paulo, Brasil

 


Francisco Américo Fontenelle, o Polêmico Diretor de Trânsito da Cidade de São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia


Hoje, 25 de setembro, se comemora o Dia Nacional do Trânsito. Vamos retroceder 5 décadas e recordar um fato pertinente ao passado da cidade de São Paulo. 
Na foto, em 1º plano, o coronel reformado Francisco Américo Fontenelle, o mais polêmico diretor de trânsito que a cidade já teve. Alguns o consideravam um gênio incompreendido; outros, um doido varrido. Permaneceu no cargo apenas 57 dias. Na sua denominada "Operação Bandeirante", determinou que funcionários do Departamento Estadual de Trânsito (DET), murchassem os pneus de veículos estacionados em locais proibidos. Atrás, integrante da extinta Guarda Civil com capacete e apito na boca observa as instruções de Fontenelle.
Durante o programa de debates "Roleta Paulista" na extinta TV Paulista, o diretor foi impiedosamente criticado pela deputada Conceição da Costa Neves. Se Fontenelle recorria à coação física, a política possuía algo muito mais venenoso: a truculência verbal. Dias depois, pressionado pela opinião pública, o governador Abreu Sodré, destituiu o implacável responsável pela organização do sempre caótico trânsito de São Paulo.
Demitido, Fontenelle continuou a ser muito procurado para conceder entrevistas. Alguns dias depois, no programa "Advogado do Diabo", quando se defendia das acusações que eram feitas contra ele e sua equipe, foi fulminado por um ataque cardíaco. O coronel de 46 anos tombou a cabeça na mesa, já sem vida, na frente das câmeras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário