sábado, 8 de julho de 2023

Estátua de Santa Rita de Cássia, Santuário de Santa Rita de Cássia, Santa Cruz, Rio Grande do Norte, Brasil

















Estátua de Santa Rita de Cássia, Santuário de Santa Rita de Cássia, Santa Cruz, Rio Grande do Norte, Brasil
Santa Cruz - RN
Fotografia


Texto 1:
A Estátua de Santa Rita de Cássia está localizada nas proximidades da BR-226 no município de Santa Cruz no estado brasileiro do Rio Grande do Norte. A imagem tem um resplendor de 8 metros, com o corpo da Santa em concreto de 42 metros, sobre um pedestal de 6 metros, totalizando 56 metros. A estátua é significativamente maior que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que mede 38 m (incluindo o pedestal), maior que Estátua de São Francisco em Canindé no estado do Ceará, que mede 30,25 m e também maior que o Cristo de la Concordia, na Bolívia, que mede 40,44 (incluindo o pedestal).
É a maior estátua católica do mundo cuja estrutura é suportada por uma parede de concreto com apenas 8 cm de espessura em toda a sua extensão. A construção foi iniciada em novembro de 2007 e custou mais de R$ 6 milhões. A inauguração do monumento foi em 26 de junho de 2010.
Os fundadores da cidade construíram a primeira capela em homenagem à Santa Rita de Cássia em 1825 e desde então ela é padroeira da cidade. A estátua faz parte do Santuário de Santa Rita de Cássia, administrado pela Paróquia de Santa Rita de Cássia, na Arquidiocese de Natal.
Texto 2:
Há pouco mais de dez anos, Santa Cruz, a 115 quilômetros de Natal, era mais uma das pacatas e pitorescas cidades do interior do Rio Grande do Norte, na região conhecida como Trairi. Grande produtora de frango, seguia sua vida com seus poucos mais de 40 mil habitantes.
Com a construção do Santuário de Santa Rita de Cássia, onde está a maior estátua cristã do mundo, com 56 metros de altura, majestosa sobre o Monte Carmelo, a cidade passou a ser um importante polo de turismo religioso no Estado, atraindo também o turismo rural, o ecoturismo e ressaltando o trabalho de artesãos locais e dos restaurantes com a gastronomia raiz do Estado.
Santa Rita de Cássia é a padroeira da cidade e, portanto, sua existência é mais que justificada, com a Prefeitura decidindo, a partir de sua construção, investir no turismo religioso. 
No entorno da imagem há uma estrutura com capela, espaços para missas campais, exposição de uma réplica do corpo da santa e de uma relíquia recebida da Itália, lojas, lanchonete, barracas de ambulantes que beneficiam 160 famílias locais, local para oferendas e velas e até uma sacada para soltar fogos e rojões em homenagem à santa.
A estátua é vista desde a estrada e na cidade é referência, ora mais perto, ora mais distante. De todos os ângulos é belíssima e mostra como o turismo precisa de ousadia, empreendedorismo e vontade política, com produtos alinhados com a comunidade e a cidade onde estão.
O santuário tem atraído investimentos hoteleiros na região e ajudou outros segmentos e, claro, levou emprego e renda à comunidade.
Inaugurada em 2010, com investimentos de R$ 6 milhões, a imagem de Santa Rita de Cássia colocou Santa Cruz no mapa do turismo estadual e agora regional. O maior movimento é nos finais de semana e a cada dia 22, já que a santa é homenageada oficialmente em 22 de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário