Chácara do Rosário / Casa do Bandeirante, Itu, São Paulo, Brasil
Itu - SP
Fotografia
A Chácara do Rosário com sua notável casa bandeirista é um dos monumentos históricos, arquitetônicos e paisagísticos mais valiosos de Itu. A primeira aquisição de terras no local deu-se em 1756, por Antônio Pacheco da Silva, filho de Manuel Pacheco Gato, sobrinho de Balthazar Borba Gato e ascendente do atual proprietário, que restaurou a casa para sua residência, conservando o seu mobiliário e a preciosa documentação existente desde a época das bandeiras.
Foi restaurada e adaptada em 1958 ao uso contemporâneo. O telhado e seu madeiramento são originais; à planta básica foram acrescidos banheiros e foi criada uma porta de ligação do quarto de hóspede ao espaço interior da casa, sendo este último transformado em habitação, anexo à planta primitiva.
Subindo-se ao sótão pode-se observar como era feito o travamento do vigamento do telhado, através de cavilhas e podem-se ver nas telhas as marcas de dedos.
Seu acabamento de carpintaria é o mais requintado, com chanfros nos batentes das portas e janelas, colunas octogonais no alpendre, cachorros entalhados com peitos de pomba.
Interessante é a parede que sai continua à capela, no alpendre e que termina em adobe estreitando-se em uma curva. As janelas do sobrado são guarnecidas de balaustres de seção quadrada.
Localizada a 1.500 metros do centro histórico, guarda em suas paredes, chão e mobiliário, a história de um passado de glórias e renúncias. A arquitetura típica do período bandeirante está preservada, tal como foi construída na época em que a propriedade chamava-se Engenho Grande e tornou-se uma das maiores produtoras de açúcar da província.
Nenhum comentário:
Postar um comentário