quinta-feira, 5 de outubro de 2023

Auditório Araújo Vianna, Década de 1920, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil


 

Auditório Araújo Vianna, Década de 1920, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Porto Alegre - RS
Fotografia 



O Auditório Araújo Vianna é um espaço cultural de Porto Alegre, localizado no Parque Farroupilha. Seu nome é uma homenagem a José de Araújo Vianna, compositor gaúcho que produziu na virada do século XIX para o século XX. Sua ópera mais famosa intitula-se Carmela, e segue o padrão difundido à época na Itália, onde o compositor obteve sua formação.
Inaugurado em 1927 no local onde hoje é se encontra o prédio da Assembleia Legislativa, o auditório teve grande projeção em sua sede original. Tratava-se de uma concha acústica em estilo neoclássico a céu aberto, que contava com vários bancos rodeados por caramanchões. Com os anos, foi aumentando a necessidade da construção de uma nova sede para a Assembleia, que deveria ser próxima às sedes do Executivo, Legislativo e Judiciário. Isto levou a demolição do antigo prédio, em 1958, e uma nova sede foi projetada pelos arquitetos Moacir Moojen Marques e Carlos Maximiliano Fayet.
A nova sede teria a capacidade quatro vezes maior do que a original, e foi inaugurada em 12/3/1964. Inicialmente, sediou concertos e a encenação de óperas. A partir dos anos 70, passou a abrigar grandes shows da MPB, mas nos anos 80 passou a ter sua utilização diminuída devido a falta de reformas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário