sábado, 24 de fevereiro de 2024

A Primeira Missa Campal, 1845, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil


 

A Primeira Missa Campal, 1845, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia

Segundo Rubem Cione, essa imagem é da primeira missa campal em 02/11/1845.
A missa foi realizada na área da Fazenda das Palmeiras doada por José Matheus dos Reis (com a condição de ali se levantar uma capela dedicada a São Sebastião das Palmeiras) para a constituição do patrimônio de São Sebastião, e foi celebrada por um vigário de São Simão.
Além dessa doação efetuada por José Matheus dos Reis, também houveram algumas outras, realizadas por outras pessoas em prol do patrimônio de São Sebastião.
Porém, por uma série de questões legais quanto as áreas doadas e apesar do empenho dos envolvidos em tentar saná-las, as doações não foram eclesiasticamente aprovadas (os doadores não conseguiram comprovar a posse legal das terras objeto da doação, um dos requisitos para a aprovação).
E assim, apesar de o bispo de São Paulo (Dom Antônio Joaquim de Mello) ter autorizado em 1852 a construção na Fazenda das Palmeiras de uma ermida dedicada a São Sebastião, o projeto da constituição do patrimônio acabou não se efetivando naquela área.
Posteriormente, outras pessoas que também tinham interesse em doar terras para a constituição do referido patrimônio (mas na área da Fazenda Barra do Retiro), depois de também enfrentarem problemas similares aos citados acima, obtiveram sentença judicial, em 1856, reconhecendo a doação das terras a favor da Igreja, que, resumindo a história, culminou com a construção da antiga Matriz na área onde hoje existe a fonte luminosa, na praça XV de Novembro.
Nota do blog 1: Sobre a imagem, é possível observar que as pessoas sabiam que o evento estava sendo registrado por um fotógrafo, algumas até aparentam um certo cansaço com a espera (tirar fotos antigamente não era simples como hoje).
Nota do blog 2: Não consegui obter informações do fotógrafo e nem de quem patrocinou a imagem (mas acredito que foi José Matheus dos Reis ou outro dos doadores de terras).
Nota do blog 3: Essa imagem, provavelmente, é uma das mais antigas registradas em terras de nossa cidade. Além da publicação por parte de Rubem Cione, também consta no "Almanach Illustrado de Ribeirão Preto" de 1913. Também foi utilizada por Ricardo Barros em um dos seus vídeos (o que fala da antiga Igreja Matriz, ainda que não citada especificamente).
Nota do blog 4: Crédito das informações para Rubem Cione, resumo feito por mim.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário