segunda-feira, 21 de agosto de 2017

A Anunciação (Annunciazione) - Leonardo da Vinci


A Anunciação (Annunciazione) - Leonardo da Vinci
Galleria degli Uffizi, Florença, Itália
Óleo sobre painel - 98x217 - 1472/1475



A Anunciação, ou L’annunciazione, em italiano, é um óleo sobre painel de Leonardo da Vinci, pintado entre 1472 e 1475, com 98.4 × 217 cm de dimensão.
Representando o arcanjo Gabriel no momento que anunciava a Maria que fora escolhida pelo Senhor para ser a mãe de Jesus, seu filho, de acordo com o evangelho de Lucas 1:26.
O trabalho ficou oculto até 1867 quando foi transferido de um convento próximo a Florença para a Galeria degli Uffizi, também em Florença.
Desde então, alguns investigadores mostraram a pintura como o primeiro trabalho de Leonardo da Vinci, embora outros estejam a favor de atribuir a pintura a outros pintores como: Ghirlandaio ou Verrocchio.
As asas do anjo foram pintadas com precisão naturalista, um exemplo da curiosidade científica típica da carreira de Leonardo. Usou o seu conhecimento sobre as asas de pássaros para fazer as asas do anjo.
No primeiro plano, o pintor representa um tipo de tapete em flor no qual todas as flores foram pintadas com precisão.
Mais adiante, o mar e as montanhas, emergindo da névoa azul clara que reflete com cuidado o modo de acordo com o qual as cores mudam com a variação da luz: o chiaroscuro e o sfumato.
A Anunciação, composição do pintor italiano Leonardo da Vinci, está dividida em três níveis de profundidade. Ao fundo, estão dispostos quatro ciprestes cônicos. Entre o primeiro, à direita, e o segundo, existe um grande espaço, através do qual passa a luz que ilumina o local do terraço, onde se encontram a Virgem e o anjo. A distância entre eles é muito grande, como se se tratasse de duas cenas diferentes, mas o cruzamento do olhar entre os dois unifica as duas partes, assim como a luz que vai do mensageiro para o rosto da Virgem.
Entre o segundo e o terceiro cipreste, assim como entre o terceiro e o quarto, apesar da presença de outras árvores com forma irregular, há também espaços por onde passa a luz. Montanhas azuis aparecem ao fundo.
A Virgem está confortavelmente assentada em sua cadeira, no terraço do palácio, quando recebe a visita do anjo mensageiro. Ela parece muito surpresa com a mensagem que recebe. À sua frente, estende-se um tapete de ervas e flores, enquanto às suas costas, uma porta abre-se para um quarto, sendo possível observar um pedaço da cama coberta com uma colcha amarela.
O anjo, com seu belo perfil, tem uma perna ajoelhada e a outra dobrada, na qual descansa a mão que carrega um galho de lírios brancos, símbolo da pureza de Maria. A mão direita ergue-se em saudação à Virgem. Suas asas levantadas parecem prestes a alçar voo. As flores do local, onde ele se encontra, são bem detalhadas.
Anjo e Virgem estão suntuosamente vestido, tendo as dobras de suas vestes minuciosamente trabalhadas. A arquitetura do porta-livros de mármore é finamente acabada. A associação da Virgem Maria com os livros simboliza a sua sabedoria.
Ao pé da última montanha é possível ver uma cidade com seu porto e barcos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário