sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Virgem do Prado / Madona do Prado (Madonna del Prato) - Rafael Sanzio

                                                     
Virgem do Prado / Madona do Prado (Madonna del Prato) - Rafael Sanzio
Museu Kunsthistorisches, Viena, Áustria
Óleo sobre madeira - 113x88 - 1506



Para pintar a maravilhosa Virgem no Prado, também conhecida como Madona do Prado, é possível perceber a preocupação de Rafael em obter um perfeito equilíbrio entre as figuras da composição, de modo a alcançar a maior harmonia possível. Para fazer a Virgem no Prado, o artista italiano fez várias folhas com esboços, em busca do equilíbrio perfeito entre as três figuras representadas. O que nos mostra o quão meticuloso era. A perfeição do equilíbrio acaba ressaltando toda a beleza da composição, tornando as figuras ainda mais encantadoras.
A Virgem com as duas crianças formam um esquema compositivo piramidal, harmoniosamente equilibrado, sem nenhuma austeridade. Atrás da Virgem e dos meninos, uma paisagem típica da Úmbria complementa a pintura. Para verificar o esquema compositivo, trace uma reta unindo a cabeça da Virgem ao pé direito de João Batista e do pé de João Batista ao pé direito da Virgem. Por sua vez, as duas crianças formam outra pirâmide menor.
O rosto de Maria apresenta-se melancólico, enquanto observa as crianças, como se pressentisse o futuro do Filho. O Menino Jesus, que tem a mãe como apoio, brinca com a cruz do pequeno João Batista, que se ajoelha diante dele, como se reconhecesse a sua divindade. A nudez das duas crianças é um dos traços comuns ao Renascentismo.
As cores da composição são suaves, o que dá mais destaque às vestes da Virgem que usa um vestido vermelho e um manto azul. Logo após o campo relvoso encontra-se um lago de águas tranquilas, montes, árvores e o que aparenta ser uma pequena cidade, contrastando com o céu azul e nuvens brancas. Apenas duas flores vermelhas fogem do padrão de cores vistas na natureza. Para alguns, são duas papoulas que se referem à morte, paixão e ressurreição de Cristo.
A Madona do Prado é uma das mais belas composições de Rafael sobre o tema que tanto amava: a Virgem e o Menino. Nela se integram personagens e natureza, exalando naturalidade, tranquilidade e beleza. A elegância e a doçura são duas características do genial pintor que explora aqui os efeitos das cores para criar a impressão de profundidade.
Esta pintura é uma das três versões da obra do artista sobre o mesmo tema, possivelmente a primeira. As outras duas são “Mandona do Pintassilgo” e “A Bela Jardineira”. A data desta obra está inscrita na gola do vestido da Virgem (M.D. V. I.). É possível que o último número seja parte da ornamentação, sendo a data 1505.
The Madonna del Prato (Madonna of the Meadow), formally Madonna with the Christ Child and Saint John the Baptist, is a 1506 painting by Raphael, now held in the Kunsthistorisches Museum in Vienna. It is also known as the Madonna del Belvedere after its long residence in the imperial collection in the Vienna Belvedere.
The figures of the Virgin Mary, the infant Jesus, and an infant John the Baptist are shown in a calm grassy meadow, in a pyramidal arrangement linked by their gazes. Mary is wearing a gold-bordered blue mantle set against a red dress, extending her right leg along a diagonal. The blue symbolizes the church and the red Christ's death, with the Madonna touching hands with Jesus the uniting of Mother Church with Christ's sacrifice. Her eyes fixed on Christ, her head turned to the left and slightly inclined, and her hands steady him as he leans forward unsteadily to touch the miniature cross held by John. The poppy refers to Christ's passion, death and resurrection.
For this painting and the Madonna of the Goldfinch, Raphael followed the techniques of Leonardo da Vinci (who was also in Florence at the time) in blocking its subjects in pyramidal form, as in such works as Leonardo's Virgin of the Rocks. A red-chalk composition study, one of many prepatory drawings for the painting made by Raphael, is in the Metropolitan Museum of Art. On its verso is an anatomically correct male, possibly a study for one of the thieves next to Jesus in a descent from the cross.

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