terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Vista do Mosteiro dos Jerônimos e Praça de Belém, Lisboa, Portugal (Vista do Mosteiro dos Jerónimos e Praça de Belém) - Filipe Lobo


Vista do Mosteiro dos Jerônimos e Praça de Belém, Lisboa, Portugal (Vista do Mosteiro dos Jerónimos e Praça de Belém) - Filipe Lobo
Lisboa - Portugal
Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa, Portugal
OST - 112x184 - 1657


Esta pintura é uma apreciável vista de dois dos monumentos emblemáticos da arquitetura portuguesa do reinado de D. Manuel (r. 1495-1521), a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerônimos.
Testemunha também aspectos do quotidiano de Lisboa nos meados do século XVII, reunindo em torno do entretanto desaparecido Chafariz da Bola um conjunto de figuras pitorescas.
São significativas as diferenças entre a paisagem circundante do Mosteiro Jerônimo de Belém e o que hoje lá se pode observar: o Mosteiro próximo da beira-rio e o Palácio da Praia, situado no local onde hoje se ergue o Centro Cultural de Belém.
A silhueta ao fundo corresponde à Torre de Belém, outrora localizada no leito do rio Tejo e longe da margem.
A pintura assume uma importância relevante como documento histórico no que respeita à iconografia da igreja e do edifício conventual, nomeadamente, quanto à imensa fachada do dormitório dos monges, que acabara de ser objeto de algumas transformações.
Pode observar-se, ainda, a existência de um corpo arquitetônico intermédio, entre a igreja e o dormitório, correspondente à desaparecida Sala dos Reis, e a ausência da atual cúpula da torre sineira, só edificada na década de 70 do século XIX.
Trata-se da única obra conhecida de Filipe Lobo, um pintor documentado na Irmandade de S. Lucas, em Lisboa, até 1675. O holandês Dirk Stoop, que permaneceu alguns anos em Portugal (1659-1662) ao serviço da Corte e que em 1662 acompanhou a Inglaterra a infanta portuguesa D. Catarina de Bragança, pintou igualmente uma vista de Belém (Haia, Mauritshuis) idêntica à de Filipe Lobo e em data bem próxima desta, o que pode pressupor a ocorrência de contatos entre os dois artistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário