O Almoço, Argenteuil, França (Le Déjeuner Panneau Décoratif) - Claude Monet
Argenteuil - França
Museu d'Orsay Paris
OST - 160x201 - 1873-1874
A pintura “O almoço, Jardim de Monet em Argenteuil”
mostra a informalidade confortável da vida de Monet na primeira casa em que a
família de Monet morou em Argenteuil, durante os meses de alto verão. Em
primeiro plano estão um banco, uma mesa lateral e a mesa de refeições. O jardim,
cercado por três lados, é um símbolo de um mundo seguro. Com a refeição
concluída, Camille (a esposa de Monet), leva uma visita para um passeio pelo
jardim, enquanto Jean, seu filho, brinca com seus blocos de madeira na sombra
projetada pela mesa.
Essa pintura foi exibida na segunda exposição
impressionista de 1876 como um "painel decorativo". O charme do tema
reside sobretudo na impressão de espontaneidade, na simples evocação de uma
vida familiar. A mesa não foi limpa no final de uma refeição. Um chapéu,
pendurado no galho de uma árvore, uma bolsa e um guarda-sol deixados no banco,
parecem ter sido esquecidos lá. Monet recriou as sensações mais agradáveis de
uma tarde ensolarada (como as flores vivas, as manchas frescas de sombra, os
tecidos arejados dos vestidos de verão), com pinceladas de cor levemente
aplicadas.
Camille-Leonix Doncieux (1847-1879) ainda estava na
adolescência, quando Monet a conheceu por volta de 1865. Ela era de origem
humilde e trabalhou como modelo. Uma garota atraente, inteligente, com cabelos
escuros e olhos maravilhosos. Claude Monet era um pintor pobre naquela época.
Camille se tornou sua amiga, amante e modelo. O casal vivia em situação de
pobreza deprimente. Em 1867 Camille Doncieux deu à luz o primeiro filho do
casal, Jean. O pai de Claude recusou-se a levá-la para a família por causa de
suas origens modestas. Mas em 28 de junho de 1870 Claude Monet e Camille
Doncieux se casaram em uma cerimônia civil. Em 1877 Camille deu à luz seu
segundo filho, Michel. Logo a saúde de Camille foi se deteriorando. Em 5 de
Setembro de 1879, Camille morreu aos 32 anos. Monet nem sempre a tratou bem e
provavelmente tinha começado um relacionamento com outra mulher, Alice
Hoschede, enquanto ainda estava casado com Camille. Mas ele ficou profundamente
chocado com a morte de Camille. Claude pintou-a uma última vez, em seu leito de
morte. O retrato pertence à coleção do Musée d'Orsay em Paris. Ela foi o tema
de uma série de pinturas de Monet, bem como de Pierre-Auguste Renoir e Édouard
Manet.
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