quarta-feira, 29 de maio de 2019

Largo da Sé, São Paulo, Brasil




Largo da Sé, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Rosenhain & Meyer N. 117
Fotografia - Cartão Postal


As primeiras discussões na Câmara a respeito da necessidade de uma igreja matriz datam de 1588. O primeiro templo da cidade construído em taipa de pilão (parede feita de barro e palha socados estruturados em toras).
Em 1745, a "velha Sé", como era chamada, foi elevada à categoria de catedral. Por isso, neste mesmo ano, inicia-se a edificação da segunda matriz da Sé no mesmo local da anterior.
Ao lado dela, em meados do século XVIII levanta-se a Igreja de São Pedro dos Clérigos, ou São Pedro da Pedra, como era chamada carinhosamente pelos moradores da região, devido ao calçamento de pedra que ligava a Sé ao Largo de São de Gonçalo, atual Praça João Mendes.
Já temos bonde e iluminação elétricos.
Os primeiros postes de luz elétrica foram instalados na Barão de Itapetininga em 1905, depois em 1907 no Triângulo (Direita, XV de Novembro e São Bento).
A Light firma contrato com o Governo do Estado para iluminar o centro em 1911, só que nesse ano, os dois templos foram demolidos para dar espaço ao alargamento da Praça da Sé e, finalmente, à versão atual da catedral.
A imagem gira em torno de 1905 a 1910.

Nenhum comentário:

Postar um comentário