sexta-feira, 31 de maio de 2019

Telhados de São Paulo, Brasil - Konrad Voppel

Telhados de São Paulo, Brasil - Konrad Voppel
São Paulo - SP
Fotografia

Em 1938, ao registrar esta belíssima cena, o fotógrafo alemão Konrad Voppel certamente não imaginava a radical transformação que haveria em menos de uma década. No plano médio, o Palácio dos Correios inaugurado em 1922; à extrema esquerda, parte da "mal localizada" Delegacia Fiscal e ao fundo, no Viaduto do Chá, o Edifício Alexander Mackenzie de 1929. Em 1º plano, o casario entre as ruas Anhangabaú e do Seminário — tudo viria ao chão para a execução do "Sistema Y" no Plano das Avenidas do prefeito Prestes Maia. 

4 comentários:

  1. Publiquei esta matéria no grupo Passado Paulistano.

    ResponderExcluir
  2. Você é bem vindo sempre. Gosto muito das suas postagens (embora também erre as vezes). Talvez você não tenha entendido o propósito deste blog. Eu não busco divulgar este blog, ganhar likes ou qualquer outra bobagem do gênero. Eu uso o formato blog para guardar o que acho interessante para mim, não para os outros. Acho assim mais fácil de consultar. Aqui não há preocupação com fonte ou qualquer outra assemelhada, não se trata disso. Além do que, todos que quiserem, podem pegar quaisquer fotos que achem interessantes (inclusive, sejamos sinceros, mesmo você também pega fotos na internet e coloca "marca d'água" como se fossem suas), não tem nenhum problema. Temos que ficar felizes quando alguém busca o conhecimento. Isto está rareando nos dias atuais. Fico feliz que você dedicou tempo ao blog. Volte sempre e pode pegar o que quiser (e até colocar "marca d'água" se achar que deve). Abração do seu fã!

    ResponderExcluir
  3. Você está completamente equivocado. Como publico muita coisa, para não confundir as imagens, coloco um código apenas. Marca d'água não tem nada a ver com isto. As fotos que publico — por respeito aos autores — sempre têm os créditos e datas. Se informe melhor. Encerro por aqui.

    ResponderExcluir
  4. Tudo bem, eu me equivoco sempre, além do mais, se você ao invés de colocar "marca d'água", coloca um "código apenas", também não importa para mim. Cada um faz o que quiser, pode colocar a vontade. As fotos estão na internet e quem não gostar do "código apenas", é só procurar o original. Eu, como não ligo, fico com o "código apenas" se for o caso. Só falei da "marca d'água", que você chama de um "código apenas", para te mostrar que você está perdendo tempo, ficando com raiva ou passando nervoso a toa. Todo mundo, de uma forma ou de outra, busca as coisas na internet. Você não precisa disso, deveria ficar feliz em transmitir conhecimento, não triste. Dê um beijo na esposa, não fique perdendo tempo ou incomodado. Volte sempre que quiser, tem muita coisa boa no blog, outras nem tanto, mas é como eu disse: É apenas para o meu gosto e arquivo (dê uma lida no propósito do blog). Já considero você como "sócio seguidor"...

    ResponderExcluir