domingo, 25 de agosto de 2019

Campo do Botafogo / Estádio Luiz Pereira, Botafogo Futebol Clube, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil




Campo do Botafogo / Estádio Luiz Pereira, Botafogo Futebol Clube, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Foto Postal Colombo N. 48
Fotografia - Cartão Postal


O estádio Luiz Pereira, primeiramente chamado de "Campo da Vila Tibério", surgiu junto com o Botafogo Futebol Clube. Foi um dos primeiros campos de futebol da região de Ribeirão Preto que recebeu jogos oficiais.
Destacou-se, também, por ser o segundo campo de futebol de Ribeirão Preto, e um dos primeiros do Estado de São Paulo.
Durante a fase amadora do Come-Fogo, o estádio da Vila Tibério foi palco de 9 das 22 partidas deste clássico.
O estádio foi ampliado para receber 15 mil pessoas, quando o Botafogo subiu para a primeira divisão do Campeonato Paulista em 1956.
A primeira vitória do Botafogo na primeira divisão do Campeonato Paulista aconteceu no estádio da Vila Tibério, no dia 16 de junho de 1957. Na partida, o Botafogo bateu a Portuguesa Santista por 1 a 0. Em 13 de novembro de 1958, foram inaugurados os refletores do estádio, na partida em que o Botafogo bateu o Atlético Mineiro por 2 a 0. 
Em 2 de dezembro de 1967, foi realizado o último jogo no estádio, quando o Botafogo perdeu para o Corinthians por 3 a 0.
Luiz Pereira, o homenageado, nasceu em 26/09/1903. Filho de Joaquim Pereira Sebastião e Laura Pereira de Brito, foi soldado na Revolução Constitucionalista. Aprisionado no Jaguary, foi recolhido à Ilha das Flores, de onde retornou após o término do conflito. Foi também chefe do escritório da Companhia Antarctica Paulista, diretor por vários anos do Botafogo, associado de vários estabelecimentos filantrópicos, dos sindicatos e das sociedades locais. Foi homenageado pelo Botafogo Futebol Clube, que deu seu nome ao estádio. Faleceu em Ribeirão Preto, em 01/12/1940.
Nota do blog: Data não obtida.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário