quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Edifício CBI Esplanada, São Paulo, Brasil



Edifício CBI Esplanada, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotolabor N. 143
Fotografia - Cartão Postal


O CBI Esplanada é o primeiro arranha-céu do Vale do Anhangabaú, no centro da cidade de São Paulo, O edifício foi inaugurado em 1951, localizado na Praça de Azevedo, esquina com a Rua Formosa. Seus 31 andares e 50 mil metros quadrados de área causaram grande impacto na paisagem do centro de São Paulo sendo então considerado a maior estrutura em concreto armado do mundo.
Foi desenvolvido pelo arquiteto Lucjan Korngold, e concluído em 1948. O edifício é exemplar da fase inicial da arquitetura moderna brasileira. Com vista para alguns dos mais impor­tantes marcos do centro da cidade, como o Viaduto do Chá, o Teatro Municipal e a Praça Ramos de Azevedo, o edifício integra uma paisagem que vem sendo revitalizada graças ao empenho do poder público e da iniciativa privada.
O projeto de reforma e modernização da antiga sede do Automóvel Clube de São Paulo elaborado pela Piratininga Arquitetos Associados, manteve plena sintonia com o esforço conjunto de renovação da região, já que o edifício sofreu pichações e outros vandalismos.
O edifício CBI Esplanada é considerado o primeiro arranha-céu do vale do Anhangabaú, apresentando um total de altura de 105 metros de altura, contando com trinta e três pavimentos e um significativo número de escritórios e lojas presentes nele. Este é um dos maiores prédio de concreto da América Latina.



Nenhum comentário:

Postar um comentário