BMW 3/15 DA1 Dixi 1928, Alemanha
Fotografia
A BMW começou
a nascer em 1913, quando o engenheiro Karl Friedrich Rapp, ex-diretor de uma
fábrica de aviões alemã, iniciou a construção de motores aeronáuticos. Ele
instalou sua empresa, a Rapp Motoren Werke, no subúrbio de Milbertshofen, em
Munique, capital da Bavária — posição estratégica para atender a um de seus
compradores, a fábrica Gustav Otto.
Em 1916, ao conseguir um contrato de fornecimento de motores V12 para a Austro-Daimler, Rapp buscou financiamento para ampliar seu negócio, o que originou a Bayerische Motoren Werke, a fábrica bávara de motores. Infelizmente, o passo foi grande demais e a empresa logo se viu em dificuldades. Rapp foi substituído pelo industrial Franz Josef Popp, que muito contribuiu para que a BMW assumisse o caminho do que é hoje.
Em 1916, ao conseguir um contrato de fornecimento de motores V12 para a Austro-Daimler, Rapp buscou financiamento para ampliar seu negócio, o que originou a Bayerische Motoren Werke, a fábrica bávara de motores. Infelizmente, o passo foi grande demais e a empresa logo se viu em dificuldades. Rapp foi substituído pelo industrial Franz Josef Popp, que muito contribuiu para que a BMW assumisse o caminho do que é hoje.
Anos depois
iniciava-se a produção de motocicletas, a começar pelo modelo R32 de 1923. E
Popp despertava seu interesse por um produto que ganhava importância no
dia-a-dia das pessoas: automóveis. Mas não carros de luxo, que não combinavam
com a situação econômica conturbada da Alemanha desde a Primeira Guerra Mundial
(1914-1918). Em vez deles, decidiu tocar o projeto de um modelo popular. A
primeira tentativa foi com um desenho do professor Wunibald Kamm. O carro tinha
soluções técnicas inovadoras: estrutura de alumínio sem um chassi propriamente
dito, suspensão independente nas quatro rodas, tração dianteira e motor de dois
cilindros opostos. Só que tudo isso custaria caro demais para as
intenções de Popp, que desistiu da proposta.
A solução surgiria em 1927, com a estréia de um novo carro popular no mercado alemão: o Dixi 3/15, nada mais que um Austin Seven britânico feito sob licença em Eisenach, na Alemanha. À venda na Inglaterra desde 1922, o Seven original havia sido inspirado no Ford Modelo T. Popp conhecia os proprietários da Dixi e não demorou a convencê-los a vender a fábrica e os direitos de fabricação local. Em setembro de 1928 começava a sair da linha de montagem alemã o BMW 3/15, com o símbolo azul e branco — uma hélice estilizada — no lugar do emblema da Dixi.
A solução surgiria em 1927, com a estréia de um novo carro popular no mercado alemão: o Dixi 3/15, nada mais que um Austin Seven britânico feito sob licença em Eisenach, na Alemanha. À venda na Inglaterra desde 1922, o Seven original havia sido inspirado no Ford Modelo T. Popp conhecia os proprietários da Dixi e não demorou a convencê-los a vender a fábrica e os direitos de fabricação local. Em setembro de 1928 começava a sair da linha de montagem alemã o BMW 3/15, com o símbolo azul e branco — uma hélice estilizada — no lugar do emblema da Dixi.
O carro era
simples por onde quer que se olhasse: uma cabine de linhas retas e grandes
vidros, um pequeno compartimento do motor ladeado pelos faróis circulares,
pára-lamas salientes em preto. Com apenas 1,905 metro de distância entre eixos,
três de comprimento e 1,28 de largura, a carroceria era toda em chapa de aço,
uma primazia em sua classe. Seu razoável espaço interno justificava o mote
"maior por dentro do que por fora", usado bem antes que os italianos
da Fiat o tornassem um jargão.
O motor Austin,
de quatro cilindros, válvulas laterais e 748 cm³, desenvolvia 15 cv de potência
(razão de se chamar 3/15) a 3.000 rpm. O câmbio tinha três marchas e o sedã
pesava 460 kg. Mais importante que a velocidade máxima, de 72 km/h, era o
consumo médio de 16 km/l, que o tornava mais barato que andar de trem em boa
parte do transporte pessoal. Eixos rígidos com feixes de molas semi-elíticas
compunham ambas as suspensões, os freios atuavam apenas nas rodas traseiras e
os pneus tinham a medida 4,00-27.
O pequeno BMW
era também muito acessível, custando quase o mesmo que o Opel Laubfrosch e bem
menos que um Hanomag. De início havia poucas diferenças entre a versão
germânica e a original inglesa, mas elas se tornaram cada vez mais expressivas,
à medida em que o engenheiro chefe da BMW Max Friz aplicava novas soluções ao
3/15.
A primeira versão, designada como DA-1, era um sedã de duas portas, seguido logo após por um modelo de turismo, mais amplo e construído de modo tradicional — com aço e madeira. Em julho de 1929 aparecia o DA-2, com freios que atuavam nas quatro rodas e novas alternativas de carroceria: cupê, conversíveis de dois e quatro lugares e furgão, além do sedã. Dois anos depois chegava o DA-4, que adotava suspensão dianteira independente, ainda com feixes de molas.
A primeira versão, designada como DA-1, era um sedã de duas portas, seguido logo após por um modelo de turismo, mais amplo e construído de modo tradicional — com aço e madeira. Em julho de 1929 aparecia o DA-2, com freios que atuavam nas quatro rodas e novas alternativas de carroceria: cupê, conversíveis de dois e quatro lugares e furgão, além do sedã. Dois anos depois chegava o DA-4, que adotava suspensão dianteira independente, ainda com feixes de molas.
Entre eles
houve o DA-3, um roadster ou conversível esportivo, sem portas,
janelas ou mesmo pára-brisa. O atraente desenho, inspirado nos carros de
corrida da época, terminava em uma traseira afilada, ao estilo popa de barco. O
motor tinha maior taxa de compressão (7:1 em vez de 5,6:1) e escapamento com
duas saídas para elevar a potência a 18 cv a 3.500 rpm, o bastante para
alcançar 90 km/h e acelerar melhor, ajudado pelo peso reduzido a 370 kg.
Conseguiu os três melhores lugares da categoria de 750 cm³ na prova Eifel, no
circuito alemão de Nürburgring, em julho de 1930. Conhecido como Wartburg, teve
apenas 150 unidades produzidas entre esse ano e o seguinte.
Em 1932 a produção da linha 3/15 era encerrada, com um total de 19 mil unidades — pouco se for considerado que a Dixi vendera nove mil em um ano, antes de ser absorvida pela marca bávara. Mas é preciso observar que a quebra da Bolsa de Valores em 1929 e a Depressão que se seguiu abalaram o mercado, mesmo para automóveis populares como ele.
Em 1932 a produção da linha 3/15 era encerrada, com um total de 19 mil unidades — pouco se for considerado que a Dixi vendera nove mil em um ano, antes de ser absorvida pela marca bávara. Mas é preciso observar que a quebra da Bolsa de Valores em 1929 e a Depressão que se seguiu abalaram o mercado, mesmo para automóveis populares como ele.
No mesmo ano
era apresentado seu sucessor, o 3/20, primeiro carro projetado pela própria
BMW. Para melhorar o espaço interno, Popp havia solicitado ao projetista Alfred
Böning um aumento substancial no porte do carro. Foram quase 30 centímetros
adicionais na distância entre eixos, 20 cm no comprimento e 15 cm na largura —
era 8 cm mais baixo, porém. A suspensão traseira passava a ser independente
como a dianteira, um recurso à frente de seu tempo. Havia versões sedã de duas
portas e conversível de quatro lugares.
As carrocerias eram feitas de início na fábrica da Daimler-Benz, em Sindelfingen — sim, a empresa que originou a Mercedes fazendo BMWs —, passando mais tarde à Ambi-Budd, em Berlim. O motor, baseado no Austin do 3/15, trazia importantes evoluções: a cilindrada crescia para 782 cm³ com maior curso dos pistões, as válvulas vinham no cabeçote e uma bomba d'água melhorava a refrigeração, no lugar do sistema de termo-sifão. A nova potência, 20 cv, era a origem da denominação do carro, que vendeu mais de 7.000 unidades. Era o momento de investir em algo maior, mais luxuoso e com seis cilindros: o 303, que fica para uma outra história.
As carrocerias eram feitas de início na fábrica da Daimler-Benz, em Sindelfingen — sim, a empresa que originou a Mercedes fazendo BMWs —, passando mais tarde à Ambi-Budd, em Berlim. O motor, baseado no Austin do 3/15, trazia importantes evoluções: a cilindrada crescia para 782 cm³ com maior curso dos pistões, as válvulas vinham no cabeçote e uma bomba d'água melhorava a refrigeração, no lugar do sistema de termo-sifão. A nova potência, 20 cv, era a origem da denominação do carro, que vendeu mais de 7.000 unidades. Era o momento de investir em algo maior, mais luxuoso e com seis cilindros: o 303, que fica para uma outra história.
Dixi
Dixi was the
brand name of cars made by Automobilwerk Eisenach starting in 1904. In the
1920s with sluggish sales of the big 6/24 and 9/40 models, the manufacturer
decided to add a small car model to its line-up, in 1927 Automobilwerk Eisenach
agreed to a licensing agreement with the Austin Motor Company to build a
variant of the Austin 7. The first 100 cars were supplied as kits.
In December 1927, the DA-1 3/15 PS was the first of the official Dixi-manufactured vehicles. The DA designation stood for Deutsche Ausführung, meaning German Version; 3/15 indicated the taxation and actual horsepower ratings. Apart from being left-hand drive the car were nearly identical to the Austin. Body styles available were coupé, roadster, tourer. Most cars left the factory as tourers.
BMW looking to move into automobile manufacturing, had an opportunity in 1928 to acquire Automobilwerk Eisenach and, with it, the rights to build the Dixi car. At first the cars were badged as BMW Dixi but the Dixi name was dropped in 1929 when the DA-1 was replaced by a slightly updated version, the BMW 3/15 DA-2.
In December 1927, the DA-1 3/15 PS was the first of the official Dixi-manufactured vehicles. The DA designation stood for Deutsche Ausführung, meaning German Version; 3/15 indicated the taxation and actual horsepower ratings. Apart from being left-hand drive the car were nearly identical to the Austin. Body styles available were coupé, roadster, tourer. Most cars left the factory as tourers.
BMW looking to move into automobile manufacturing, had an opportunity in 1928 to acquire Automobilwerk Eisenach and, with it, the rights to build the Dixi car. At first the cars were badged as BMW Dixi but the Dixi name was dropped in 1929 when the DA-1 was replaced by a slightly updated version, the BMW 3/15 DA-2.
Automobilwerk
Eisenach
The
Automobilwerk Eisenach was an automobile manufacturer in Eisenach, Germany.
Heinrich Ehrhardt founded the Fahrzeugfabrik Eisenach in Eisenach on 3 December
1896. He produced bicycles and guns, but after two years he started to produce
a motor car which he called the Wartburg, a licensed model of the French
Decauville. In 1903, the Ehrhardt family withdrew from management due to
financial losses and also because the license to build Decauvilles was revoked.
The factory began building under the new name, Dixi in 1904 with Willi Seck as
chief engineer. The top model, the type U35, was introduced in 1907 and was
soon recognized for its reliability and performance with 65 hp (48 kW) and a
top speed of 85 km/h (53 mph). During World War I the company produced trucks
and guns In 1919, car production resumed; but soon economic hardship forced a
merger with Gothaer Waggonfabrik AG. In 1927 Dixi produced the DA-1 3/15, a
version of the British Austin 7 built under licence.
In November 1928 BMW acquired the Fahrzeugfabrik Eisenach A.G. and the Eisenach factory became the birthplace of car manufacturing by BMW. The Dixi continued briefly as the BMW Dixi but the renamed BMW-Factory Eisenach soon started making an updated version of the car called the BMW 3/15PS dropping the Dixi name. By 1931, 25000 cars had been produced in a series going from DA 1 to DA 4. The DA-3, a sporting version, saw a re-appearance of the Wartburg name. In 1932 a new small car, the 3/20 AM-1, was announced with independent suspension all round and an enlarged 788cc (48ci) engine.
In November 1928 BMW acquired the Fahrzeugfabrik Eisenach A.G. and the Eisenach factory became the birthplace of car manufacturing by BMW. The Dixi continued briefly as the BMW Dixi but the renamed BMW-Factory Eisenach soon started making an updated version of the car called the BMW 3/15PS dropping the Dixi name. By 1931, 25000 cars had been produced in a series going from DA 1 to DA 4. The DA-3, a sporting version, saw a re-appearance of the Wartburg name. In 1932 a new small car, the 3/20 AM-1, was announced with independent suspension all round and an enlarged 788cc (48ci) engine.

Nenhum comentário:
Postar um comentário