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sexta-feira, 8 de novembro de 2019
Ponte Florentino Avidos, Vitória, Espírito Santo, Brasil
Ponte Florentino Avidos, Vitória, Espírito Santo, Brasil
Vitória - ES
Foto Postal Colombo N. 2
Fotografia - Cartão Postal
A Ponte Florentino Avidos é uma ponte fabricada em aço que foi construída na Alemanha e chegou ao Porto de Vitória em 1927 no Governo Florentino Avidos e foi a primeira ligação da Ilha de Vitória ao Continente. É hoje um marco do patrimônio histórico e ambiental urbano do Espírito Santo e um raro exemplar nacional. Foi apelidada de "Cinco Pontes" por se tratar de cinco pontes ferroviárias pré-fabricadas emendadas.
No ano de 1906, a Companhia Porto de Vitória recebe concessão do Governo Federal para efetuar estudos e organizar um projeto com o porto sendo construído em Vitória. Pensando no aprofundamento da parte do ancoradouro, no aumento do calado das embarcações e na construção de uma ligação entre Vitória e o continente, o projeto, de responsabilidade do engenheiro Emílio Schnoor, prevê a construção de uma ponte para alimentar de produtos o novo porto. Em 1910 o plano de obras descreve a ponte e a projeta para ter início na linha ligando o extremo do cais do porto na Avenida Schmidt à Ilha do Príncipe. As obras são iniciadas pelo governo Jerônimo Monteiro (1908 a 1912). Em 1914 devido a Primeira Guerra Mundial, as obras da ponte são paralisadas. Os negócios do comércio e da produção voltados para o café eram os mais lucrativos. No entanto, a renda decorrente dessas atividades não foi suficiente para promover a diversificação dos investimentos e nem alavancar a construção a ponto de torná-la independente da encomenda. As principais obras até então realizadas eram provenientes da iniciativa pública, e entre elas se destacam a construção do porto e a da ponte Florentino Avidos. Da própria fábrica veio um engenheiro e sete contramestres para dirigir a construção das fundações, montar e instalar a ponte. A construção do porto foi realizada por diferentes empresas, nenhuma delas local. Mas, em 1925, em 7 de setembro, um novo contrato entre o governo da União e o estado se consolida na gestão do governador Florentino Avidos (1924 a 1928). O projeto da ponte é alterado significativamente, planejando-a para um uso mais duradouro. Já em 1926, o projeto e orçamento da ponte com todas as obras e trabalhos conexos são aprovados pelo Governo Federal pelo decreto nº. 17.289, de 22 de abril. A ligação se daria pelos terrenos da firma A. Prado & Cia, ao extremo oeste da Ilha do Príncipe, contornando-a pelo seu lado oeste e seguindo pela Avenida Cleto Nunes até o cais do porto. Sua extensão ainda contornaria o morro da Santa Casa de Misericórdia e os fundos dos armazéns de café existentes no cais Schmidt. Os trabalhos da ponte ficam a cargo da firma francesa Societé de Construction du Port de Bahia S.A. e são divididos em infraestrutura e superestrutura. A infraestrutura consistia em saneamento dos encontros norte e sul do canal e todo trabalho técnico de assentamento dos pilares. O fornecimento da superestrutura é contratado, no dia 15 de junho, com a fábrica alemã Maschinenfabrik Augsburg Nuremberg, sendo sua construção fiscalizada pelo Dr. Moacir Avidos. Da própria fábrica veio um engenheiro e sete contramestres para dirigir a construção das fundações, montar e instalar a ponte. A construção do porto foi realizada por diferentes empresas, nenhuma delas local. O comprimento foi estabelecido em 330 m para a ligação com o continente, composta de 5 vãos de 66 m cada um de eixo a eixo de pilares e 1 único vão entre Vitória e Ilha do Príncipe com também 66 metros. Em 6 de julho de 1926, e feito o lançamento da Pedra Fundamental com a presença do Presidente da República Washington Luiz. Em 11 de fevereiro de 1927, Moacir Avidos chega da Europa e dá início as obras da ponte. Em 17 de fevereiro do mesmo ano e feito o lançado ao mar o primeiro caixão metálico para construção de o primeiro pilar na ligação com o continente. No dia 01 de março chega a Vitória o engenheiro e os sete técnicos enviados da M.A.N. para iniciar a montagem da estrutura metálica que veio desmontada em porões de navios. No ano de 1928, em 27 de junho a ponte é inaugurada pelo Presidente do Espírito Santo Dr. Florentino Avidos. Nessa ocasião é designada como a ligação entre Vitória e o continente. A primeira ponte (Florentino Avidos), inaugurada em 1928, ligou o coração de Vitória com os fundos de Vila Velha. A Ponte Florentino Avidos, mais conhecida como “as Cinco Pontes”, recebeu este nome, pois foi construída no Governo de Florentino Avidos, entre os anos de 1924/1928, e se tornou o principal indicador do desenvolvimento da região. Na década de 30 são feitos estudos realizados pelo DAE resultam na colocação de adutora para abastecimento de água de Vitória, que anteriormente era realizado por canos subterrâneos na baía. A tubulação transportadora de águas seria retirada do fundo da baia de Vitória e transportada para as pontes recém construídas. Em 1º de setembro de 1930 o Interventor João Punaro Bley manda colocar placa sobre a ponte, em todos os acessos, nomeando-a Ponte Florentino Avidos.
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