segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Regras de Utilização do Blog "Galocha Cultural"


Regras de Utilização do Blog "Galocha Cultural"
Regras


Bom dia, boa tarde e boa noite, pessoal!
O blog “Galocha Cultural” foi criado para ser utilizado como minha "biblioteca virtual".
Tudo que encontro na internet, que acho interessante, legal e que me interessa, armazeno aqui.
Como já tenho uma biblioteca física, me pareceu uma boa ideia usar o blog como minha biblioteca virtual de fotos, textos, reportagens, artigos, memórias, impressões pessoais, histórias, etc.
Feito esse eslarecimento, confesso que nunca pensei que se tornaria algo maior, que outras pessoas acessariam, leriam, usariam como fonte de pesquisa, buscariam conhecimento, etc.
A utilização do blog por terceiros foi um efeito colateral, algo não previsto em meu objetivo inicial.
De qualquer forma, essa utilização do blog por outras pessoas não me deixou triste ou contrariado, muito pelo contrário, quando vejo outras pessoas se interessando por aprender algo, não importando se é assunto de natureza acadêmica, história, memória, humor, cultura, fotografias, cartões postais, carros, propagandas, filmes, quadrinhos, etc, me animo, sinto que ainda há esperança de fazermos um mundo melhor, com pessoas de bom senso que desejam saber e aprender mais.
Assim, embora a maioria já deva ter percebido (mas não custa relembrar), os focos do blog são artes, pinturas, fotografias, cartazes, filmes, propagandas, cartões postais, monumentos, objetos, carros, lembranças, história, cultura e tudo mais que possa me interessar.
Gostaria de deixar claro que esse blog não possui finalidade econômica, não possuindo anúncios ou propagandas. Não recebo nada, nenhum centavo por ele.
Também não busco nenhum tipo de reconhecimento, publicidade, propaganda, consideração, favorecimento, dar entrevista para televisões, rádios, jornais, likes ou qualquer coisa do gênero.
Mantenho e atualizo o blog quando tenho tempo ou encontro algo interessante para guardar. E só guardo coisas que me interessam, que acho que posso querer relembrar um dia. Não tenho ou sinto obrigação em fazer postagens específicas sobre nenhum tema, especialmente os chamados "politicamente corretos". Não busco, de forma alguma, impor comportamentos ou pensamentos a ninguém, cada um que viva e pense como quiser.
Dito isso, que fique claro, este é um blog saudosista. Gosto, valorizo e divulgo, principalmente, coisas antigas, embora não tenha nenhuma restrição a coisas novas (adoro meu Iphone, especialmente a câmera com alta resolução, a internet, as rede sociais, blogs, sites, etc).
Outra questão importante: como o intuito do blog é ser a minha biblioteca virtual, não tenho preocupação ou compromisso com metodologia, rigor científico, etc. 
Apenas guardo/armazeno o que acho legal, interessante (mas não guardo/divulgo coisas falsas, procuro sempre armazenar a informação correta e, quando falho, atualizo o post).
Também é importante lembrar que com o advento das redes sociais e a internet de um modo geral, é difícil estabelecer a realidade das fontes, citações, links, créditos, acervos, etc.
A mesma informação é replicada trocentas vezes por uma infinidade de pessoas, tornando impossível descobrir de quem, realmente, ela advém.
Assim, quando gosto de algo, analiso a informação, confiro se tenho dúvidas, e uma vez satisfeito com o resultado, guardo. Se tiver alguma fonte, marca ou nome nas imagens, deixo. Não apago nenhuma marca d'água de imagens que guardo, mesmo se a pessoa não for de fato a proprietária (até porque não tenho como saber se isso é verdade ou não).
Dessa forma, se a imagem ou texto não tiver marca d'água ou outra identificação, não tenho como lhe dar crédito, a não ser que você me informe. E, caso haja e eu não tenha colocado, basta me informar nos comentários que acrescento (posso ter deixado passar, são muitas postagens).
Além disso, quando coloco a marca d'água do blog ou outra marca em fotos, não significa que estou dizendo que a foto é "minha". Significa apenas que postei no meu blog, nada mais. Isso é um procedimento padrão adotado em milhares de blogs pela internet. Inclusive, a não ser que eu não saiba a procedência, mesmo que a imagem tenha a marca d'água do blog, coloco os créditos no post.
E, se ainda assim você não quiser ou desejar sua foto ou texto no blog, é muito simples de resolver: basta me comunicar no post em questão, fornecendo dados que fundamentem sua propriedade, que removo assim que tomar conhecimento. Zero problemas com isso.
Portanto, para não restar dúvida, a regra que utilizo para postagens é a seguinte: se o assunto me interessar, vejo, leio, faço adaptações (complemento o tema tratado com meu conhecimento e observações, além de inserir minhas opiniões pessoais) e guardo no blog. E não importa o idioma em que esteja, basta que eu o domine ou compreenda (temos posts em português, inglês, italiano e espanhol).
Assim, esclarecimentos feitos, se você não concorda com os termos deste post, você tem o “direito” de não participar, visitar, ler, seguir, ou opinar a respeito do meu blog. Entenderei sua escolha e não ficarei nem um pouco magoado. Se nem Jesus Cristo agradou a todos, imagine eu que nem me esforço.
Outra questão: se guardei/copiei/colei/salvei/editei/complementei algo que você considera “seu” (mas que verdadeiramente não é), mesmo você tendo buscado isso na internet, se apropriado de fotos, de coisas de outras pessoas, livros, pesquisas, etc, peço que não se sinta ofendido. Considere que você está ajudando alguém com seu vasto conhecimento (no caso, eu). A sensação de difundir conhecimento é paga mais que suficiente, ainda mais em um país como o nosso, conhecido pela falta de investimento em educação. Não seja mesquinho, vaidoso, seja um transmissor de conhecimento. O tempo que você perde com essas bobagens, use para passear, se divertir, namorar, praticar esportes, você será bem mais feliz, além de não guardar sentimentos ruins.
Também gostaria de destacar que somos um blog de preservação da memória fotográfica. Uma vez aqui postadas, suas fotos são tratadas com respeito e cuidado, não sendo permitido nenhum comentário desabonador ou fora de propósito.
Portanto, observações feitas, e admitindo que se você teve paciência para chegar até aqui, deve estar se perguntando: Bom, mas e as regras de utilização do blog, tema do post? Quais são?
Eu respondo: Não existem regras para a utilização, todos são livres para visitar, aproveitar, divulgar, aprender, etc. Usem como quiserem, como for melhor para vocês.
A única coisa que peço é que se forem copiar, salvar, utilizar ou publicar imagens que tenham os devidos créditos nos posts, que os citem. Isso é imprescindível e necessário.
Finalizando, qualquer dúvida, sugestão, comentário, correção ou crítica (mas não perca seu tempo criticando meu blog, ao contrário, faça um melhor e me convide), basta me contactar. 
Forte abraço a todos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário