Blog destinado a divulgar fotografias, pinturas, propagandas, cartões postais, cartazes, filmes, mapas, história, cultura, textos, opiniões, memórias, monumentos, estátuas, objetos, livros, carros, quadrinhos, humor, etc.
quinta-feira, 9 de abril de 2020
Avenida Brigadeiro Luís Antônio, São Paulo, Brasil
Avenida Brigadeiro Luís Antônio, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia
A Avenida Brigadeiro Luís Antônio era um caminho rústico conhecido sob o nome de “segundo caminho que vai para Santo Amaro” (o primeiro caminho, são as atuais avenidas Liberdade, Vergueiro e Domingos de Morais).
Os franciscanos possuíram uma chácara que se estendia para além do convento (no Largo São Francisco), em direção sul. Quando os frades se retiraram do convento, para aí funcionar a Academia de Direito, a chácara foi vendida ao comendador Vicente de Souza Queiroz, o Barão de Limeira, que era o filho mais novo do Brigadeiro Luís Antônio.
Quase no final do século XIX, a Baronesa de Limeira doou parte de sua chácara, para nela ser aberta uma avenida, que recebeu o nome de Brigadeiro Luís Antônio. A avenida foi inaugurada em 1894, e ia da Rua Riachuelo até a Rua Jaceguai. A enorme área da chácara manteve-se íntegra até os anos 1930, onde pertenciam a Dona Paulina de Souza Queiroz (que nomeia o viaduto que liga a região a Praça João Mendes). Todas as ruas adjacentes do início da avenida, Rua Asdrúbal do Nascimento, provavelmente a Rua Jaceguai entre outras, foram abertas no terreno de propriedade da Baronesa de Limeira.
A fotografia data do final do século XIX quando se colocavam os trilhos dos bondes da “São Paulo Light & Power Co”, não havendo ainda seu traçado sido pavimentado. À esquerda o portão de entrada da chácara e residência da Baronesa; ao fundo os terrenos onde foram abertas as ruas adjacentes da Avenida Brigadeiro Luís Antônio, notadamente a Rua Asdrúbal do Nascimento. No horizonte a crista da Avenida Paulista, em terras totalmente desabitadas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário