quinta-feira, 9 de setembro de 2021

"Taxidancing" - Uma Diversão Boêmia de Antigamente - Artigo

 






"Taxidancing" - Uma Diversão Boêmia de Antigamente - Artigo
Artigo

"Taxidancing" era um tipo de estabelecimento comum nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro durante as décadas de 40/50/60. Consistia numa espécie de danceteria, exclusiva para homens, que pagavam por tempo para passar a noite dançando com dançarinas funcionárias do local, as chamadas "taxidancers".
Normalmente, os "taxidancings" tinham a aparência de um salão de baile redondo, com um palco onde orquestras tocavam músicas de variados estilos, como o bolero, a salsa e o tango.  E, entre os clientes e as dançarinas, havia um "fiscal", que circulava pelo salão contando o tempo que cada cliente dançava.
Havia também, além do "fiscal", um “xerife”, que cuidava de resolver os desentendimentos e as eventuais brigas que ocorressem (também era sua responsabilidade, quando a pista começava a esvaziar, dançar com uma "taxidancer" para re-animar o ambiente).
Obviamente que, em paralelo com a profissão de "taxidancer", muitas dançarinas se prostituíam, o que gerava enorme preconceito por parte da sociedade, embora também houvessem muitas que prezavam pela moralidade, ganhando dinheiro apenas com sua dança. Inclusive, muitas delas moravam nos chamados “conventos”, que eram apartamentos localizados nos arredores dos "taxidancings", onde, supostamente (mas não boto minha mão no fogo...rs), era proibida a entrada de homens.
Outros tempos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário