Volkswagen Gol 1.0 16V Turbo, Brasil
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O mais novo VW Gol dispara a mais de 190 km/h e, partindo do zero, atinge os 100 km/h em meros 10,65 s. Seu motor tem muito fôlego nas retomadas e força de sobra em baixas rotações. Nada excepcional se a novidade não fosse equipada com motor 1.0.
O milagre da multiplicação da potência, de 69 para 112 cavalos, deve-se, principalmente, ao turbocompressor – que também passa a equipar a Parati 1.0 16V. É a maior potência já atingida por um motor de 1.000 cm3.
Nas medições, o foguetinho disparou na frente das versões do Gol 1.0 com motor aspirado – de 0 a 100 km/h, foi quase 6 segundos mais rápido que o Gol 16V e 14 segundos mais veloz que a versão 8V. E, na velocidade máxima, apresentou números semelhantes aos de muito carro com motor de maior capacidade cúbica, como o Golf 2.0.
“Normalmente, o turbo eleva a potência entre 30% e 50%”, explica o preparador de motores Luís Yoshimura, de São Paulo. No caso do VW Gol, o acréscimo foi de 62%. É uma margem muito elevada, mas, segundo os técnicos, a durabilidade dos componentes mecânicos não será afetada.
“O motor foi dimensionado para a potência extra e os freios e a suspensão vieram do Gol 2.0, recursos suficientes para tornar o modelo seguro”, explica João Alvarez Filho, engenheiro de produtos da Volkswagen. A garantia de um ano sem limite de quilometragem é a mesma dos demais Gol, e o preço é atrativo: R$ 22.798 (corrigido, R$ 82.602 – IPCA).
A aparência é esportiva: o VW Gol 1.0 Turbo tem rodas de liga leve, pneus mais largos, aerofólio traseiro, painel com moldura cinza. Mas não se impressione com essa perfumaria: se você quer apenas um bom carro para rodar na cidade – ou, em outras palavras, precisa de força e não de potência –, o novo Volkswagen vai atender às suas necessidades.
O turbo, além de aumentar a potência, deu ao motor força comparável à de um carro 1.8. E, o melhor, parte dessa força surge aos 2.000 giros, faixa muito usada na cidade. “Com a potência extra, é possível pressionar menos o acelerador e manter o motor em rotações baixas”, diz o preparador de motores Vinícius Losacco. “Isso é saudável para o conjunto mecânico.”
Além do turbocompressor, cuja pressão pode chegar a 1,4 bar, o motor 1.0 recebeu intercooler, dispositivo que resfria o ar soprado nos cilindros, e comando variável de válvulas para adequar a aspiração do ar para dentro do motor conforme a rotação – quanto maior o giro, mais ar é injetado. Ganhou, finalmente, radiador de maior capacidade para evitar o possível superaquecimento provocado pelo turbo.
“Os cuidados que esse tipo de motor exige são os mesmos do aspirado”, diz Losacco. O turbo de nova geração que equipa Gol e Parati, além de injetar fôlego no motor 1.0, traz uma vantagem: não é preciso deixar o carro funcionando por cerca de um minuto ao dar a partida e antes de desligar, como é comum na maioria dos modelos turbinados. Nos foguetinhos da Volks, basta ligar, acelerar e ficar atento ao velocímetro para evitar multas.
Mesmo com 43 cavalos a mais no motor, VW Gol e Parati 1.0 Turbo serão tributados com os mesmos 10% de IPI, o Imposto sobre Produtos Industrializados, de qualquer outro modelo popular. Acima dessa cilindrada, o imposto salta para 25%, seja qual for a potência do veículo.
É o que explica por que a Saveiro não receberá, ao menos por enquanto, o motor turbo: picapes, leves ou pesadas, já têm IPI reduzido. Beneficiada por essa brecha tributária, a Parati, que já tem uma versão 1.0 16V aspirada, tornou-se uma boa opção com o turbo.
A perua é apenas 45 quilos mais pesada que o Gol e, na pista, o desempenho é praticamente idêntico ao do hatch. Agora, ela pode levar carga sem tanto sofrimento. O preço deve ficar na faixa dos R$ 25 000.
Ficha técnica – VW Gol 1.0 16V Turbo:
Motor: Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, 999 cm3; taxa de compressão, 8,5:1; Potência, 112 cv a 5.500 rpm; Potência específica, 112,11 cv/litro; Torque, 15,8 kgfm a 2.000 rpm;
Suspensão: Dianteira Independente tipo Mc Pherson, suporte tubular e braço triangular transversal, mola helicoidal e amortecedor telescópico pressurizado; Traseira Interdependente com corpo auto-estabilizante, braço tubular longitudinal, amortecedor hidráulico e mola helicoidal;
Freios: Disco (diant.), tambor (tras.), com ABS opcional;
Pneus: 185/60 R14; Rodas, 6J x 14;
Câmbio: Mecânico, cinco marchas;
Dimensões e Capacidades: Porta-malas 296 litros; Tanque 51 litros; Peso 1 016 kg; Altura, 141,5 cm; Largura, 162,1 cm; Entre-eixos, 246,8 cm; Comprimento, 388,3 cm;
Consumo: 7,3 km/l (cidade) e 13,3 km/l (estrada);
Preço: R$ 22.798 (corrigido, R$ 82.602 – IPCA).
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